Eventos Institucionais

3ª Jornada de Idiomas e Internacionalização do IFTM traz a pauta do “Glocal” para as discussões

As mesas-redondas destacam como são as dinâmicas de trabalho em um contexto de liderança em um mundo cada vez mais em busca de atingir padrões globais, mas atento a características locais das comunidades. O evento acontece nos dias 13 e 14 de abril pelo canal do IFTM no YouTube
Publicado em 17/03/2023 09:00 Atualizado em 23/03/2023 10:44
Compartilhe:
Compartilhe:
Imagem retangular com fundo branco e desenho da logomarcar da 3ª JOI ao centro
Imagem retangular com fundo branco e desenho da logomarcar da 3ª JOI ao centro
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) se prepara para realizar a terceira edição da Jornada de Idiomas e Internacionalização, a JOI, um dos eventos mais procurados e acessados da instituição.

Com o objetivo de fortalecer as ações de Internacionalização, chancelar a bilateralidade de acordos do IFTM e também motivar o público a participar de futuras ações de ensino-aprendizagem de Idiomas e Internacionalização, a 3ª JOI traz para o centro das discussões a pauta do “Glocal”, tendência na abordagem acadêmico-corporativa em todo o mundo.

Nesta terceira edição, as mesas-redondas destacam como são as dinâmicas de trabalho em um contexto de liderança em um mundo cada vez mais em busca de atingir padrões globais, mas atento a características locais das comunidades. Daí surge a ideia do “Glocal”, intercâmbio entre valores culturais globais e locais, gerando um terceiro valor, que enfatiza, simultaneamente, os dois primeiros.

Por meio de narrativas, os convidados da 3ª JOI compartilham suas vivências e experiências para, assim, promover reflexões, motivar o público participante e também esclarecer dúvidas que possam surgir das interações.

Edilson Pimenta, coordenador-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, o Cenid, setor responsável pela organização do evento, destaca também que “é eixo estruturante do evento a ênfase na construção tanto de habilidades técnicas quanto comportamentais, conhecidas como soft skills”.

A 3ª Jornada de Idiomas e Internacionalização do IFTM acontece nos dias 13 e 14 de abril pelo canal da instituição no YouTube. Para quem deseja receber certificado de participação, as inscrições já estão abertas na página do evento e são gratuitas.

Programação

13 de abril: 19h às 21h

Mesa-Redonda 1: “Glocalização: liderança e trabalho”

Quatro especialistas mapeiam e discutem, a partir de uma perspectiva “Glocal”, como o trabalho e a liderança têm sido compreendidos no mercado acadêmico-profissional nos últimos anos. Atravessa a discussão a necessidade de, a cada dia mais, enfatizar a plausibilidade de se atentar a características locais das comunidades em meio à busca por padrões de excelência globais.

Convidados

Elias Naftal: Diretor Nacional de Gestão Escolar na Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional de Moçambique, Psicólogo escolar;

Karime Chaibue: Graduada em Pedagogia e Letras Libras, Pós-graduada em Educação Infantil e Especial e Libras, Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com pesquisas direcionadas à Libras, Professora de Libras e Estudos Surdos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG);

Maria Eduarda Botelho: Participante do programa “Jovens Embaixadores” nos EUA, Técnica em Administração - IFTM, Ex-aluna Cenid;

Paulo Silva: Mestre em Educação Internacional pela Western University (Canadá), CEO da SMRT English Brasil, Vice-diretor do Comitê de Educação da Câmara Comércio Brasil-Canadá.

14 de abril: 08h30 às 11h

Mesa-Redonda 2 – “Liderança”

Quatro convidados com trajetória de destaque acadêmico-profissional compartilham suas vivências e experiências acadêmico-profissionais em contexto de internacionalização. A partir de uma perspectiva global, nossos convidados constroem suas narrativas apresentando desafios superados no âmbito de internacionalização nas frentes trabalho e estudo.

Convidados

Alexandre Bahia: Graduado em Ciências Políticas pela UDF - Brasília, Pós-graduado (MBA) em Ciência Política com ênfase em Relação Institucional e Governamental pela Uninter - Brasília, Diretor Executivo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional-CONIF, Consultor Político da Axis Inteligência Política e Educação;

Artur Abrantes: Graduado em Ciências da Computação pela Universidade de Harvard – EUA. Primeiro brasileiro negro formado em Harvard. Ex-estudante do IFTM Campus Paracatu;

Danilo Pivotto: Graduado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP, Ex-intercambista na ENIM - École nationale d'ingénieurs de Metz (França), Diretor de “Supply Chain” na The Kraft Heinz Company;

Mariana Ruiz Nascimento: Doutoranda em Estudos Linguísticos - PPGEL - UFU, Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) nos Estados Unidos em 2021 pelo programa Fulbright, Aluna de PhD em Letramento, Cultura e Educação Linguística- Faculdade de Educação- Universidade de Iowa – EUA.

14 de abril: 14h às 16h30

Mesa-Redonda 3 – “Trabalho”

Quatro profissionais que se destacam no mercado acadêmico-profissional transformam suas narrativas pessoais em “cases” de sucesso a serem estudados. A mesa, que será apresentada em espanhol, francês, inglesa e libras, com tradução concomitante para língua portuguesa, traz uma dentista com ampla formação e atuação nos Estados Unidos, onde reside; uma profissional engajada com atividades voltadas à comunidade surda; uma estudante do Gabão, que enfrenta os desafios de estudar em um curso superior no Brasil e uma profissional costarriquenha que tem atuado em diferentes áreas profissionais em empresas locais e em multinacionais.

Convidados

Bryanna Hubbard: Graduada em Odontologia pela UFU com Residência concluída no Hospital de Odontologia e cuidados especiais com pacientes da Universidade da Califórnia em Los Angeles - UCLA - Estados Unidos, Graduada com grandes honras (Magna Cum Laude) no programa profissional de dentistas internacionais da UCLA - EUA - Turma 2019/2020, Fellowship em implantes avançados, Dentista atuando nos Estados Unidos;

Daiana García Parra: Certificada em Cibersegurança pela Cisco Network Academy, Membro do departamento de faturamento da 3M - Costa Rica.

Viniele Moreira: Professora de Libras, Graduanda em Teatro pela UFU, Intérprete para Surdocegos;

Viviane Mengue M Assoume: Estudante de Engenharia da Computação do IFTM,  nascida no Gabão, graduada pelo Lycée Nacional Leon MBA – Gabão.

Compartilhe:

Notícias relacionadas