Mobilidade Internacional

IFTM seleciona estudantes para intercâmbio na Espanha e na Nova Zelândia

Inscrições acontecem de 1ª a 30 de abril por meio de envio de documentação. Podem participar alunos devidamente matriculados em cursos regulares da instituição com comprovação de frequência nas aulas
Publicado em 31/03/2023 16:00 Atualizado em 31/03/2023 16:33
Fotos coloridas de partes das cidades de Barcelona e de Auckland

Mais uma oportunidade de mobilidade internacional está aberta para estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Desta vez, as vagas de intercâmbio são para Espanha (Barcelona) e Nova Zelândia (Auckland) por meio do edital BarçaOceania, disponível para leitura na página Mobilidade e Intercâmbio do Centro de Idiomas (CENID) da instituição.

As inscrições para a seleção ocorrem de 1º a 30 de abril mediante envio de toda a documentação solicitada para o e-mail selecaointernacional@iftm.edu.br. Podem participar alunos devidamente matriculados em cursos regulares do IFTM com comprovação de frequência nas aulas e outros pré-requisitos descritos no edital.

Serão selecionados um total de 7 estudantes, sendo que os 5 primeiros classificados terão direito a bolsa de estudos para cobrir diversas despesas como: exames de COVID ou outros de exigência sanitária; autorização para viagem de menor desacompanhado (quando exigida); passagens áreas e terrestres; seguro; pagamento de curso de idiomas, aquisição de uniforme, taxa de passaporte e aeroportuárias, alojamento e manutenção (alimentação, higiene pessoal e transporte público) durante o período em que estiverem no exterior.

Os valores das bolsas serão de acordo com a classificação: R$30.000,00 (trinta mil reais) para o primeiro colocado; R$28.000,00 (vinte e oito mil reais) para o segundo; R$26.000,00 (vinte e seis mil reais) para o terceiro; R$24.000,00 (vinte e quatro mil reais) para quem se classificar em quarto lugar e R$22.000,00 (vinte e dois mil reais) para o quinto colocado. O sexto e o sétimo classificados não terão direito a bolsa de estudos, portanto, se tiverem interesse em viajar, deverão arcar com todas as despesas por conta própria.

Forma de seleção

Serão diversos os critérios avaliados: socioeconômicos e acadêmicos. Em relação ao primeiro, os estudantes deverão comprovar a renda por pessoa da família, sendo que aqueles que possuírem comprovadamente tal renda de até R$649,00, receberão 40 pontos na avaliação. Em relação aos critérios acadêmicos, serão levadas em consideração a média de notas escolares, a participação em projetos de pesquisa e extensão no IFTM, entre outros. A pontuação máxima que pode ser atingida é de 190.

Resultados

O IFTM divulgará o resultado preliminar a partir de 14 de junho e o resultado final, no dia 19 de junho de 2023 na página Mobilidade e Intercâmbio do Cenid. O prazo para a interposição de recurso on-line pelo candidato é entre os dias 15 e 16 de junho, após a divulgação do resultado preliminar.

Embarque

O embarque dos estudantes selecionados está previsto para ocorrer no dia 5 de outubro e as atividades iniciam-se no dia 9 de outubro. O intercâmbio tem duração de 2 semanas, estando previsto para dia 21 de outubro o retorno ao Brasil.