Mobilidade Internacional

Equipe de estudantes do IFTM faz curso de imersão linguística e cultural na França e Inglaterra

Quatro discentes de diferentes campi foram beneficiados pelo Edital Eurotunnel da instituição, que proporcionou duas semanas de estudos e conhecimento
Publicado em 30/05/2023 17:30 Atualizado em 31/05/2023 23:22
Foto colorida de estudantes do IFTM Cauã Souza Silva e Júlia Gonçalves de Sousa segurando o certificado de participação no curso de línguas da Escola EF na França
Crédito: Arquivo Pessoal

Dias de muito francês e inglês e de muita cultura na Europa! Assim foram as últimas duas semanas para os estudantes que compuseram a equipe de intercambistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) nas cidades de Paris, na França, e de Cambridge, no Reino Unido.

Oriundos dos campi Uberlândia, Patos de Minas, Ituiutaba e Patrocínio, os discentes foram selecionados no edital Projeto Eurotunnel 2023 do IFTM, publicado em 30 de janeiro de 2023, sob a coordenação do Centro de Idiomas e Relações Internacionais (Cenid) da instituição.

Foram 14 dias de convivência com estudantes do mundo inteiro nas escolas de línguas EF em Cambridge e em Paris. A EF é parceira do IFTM na Europa, onde os alunos do Instituto realizaram cursos de línguas em turmas multiculturais com professores nativos. A programação do intercâmbio contemplou ainda visita à cidade de Londres, que está a 50 minutos de Cambridge, para os que estavam na Inglaterra, e passeio à cidade de Reims, na histórica região de Champagne-Ardenas, considerada o berço das vinícolas de Champagne.

Os representantes do IFTM na França foram Cauã Souza Silva, do campus Uberlândia, e Júlia Gonçalves de Sousa, do campus Patos de Minas. Já na Inglaterra, representaram o Instituto, Júlia Cristina Vieira Queiroz, do campus Patrocínio, e Letícia Machado Franco, do campus Ituiutaba.

Um dos pontos altos do programa é o incentivo financeiro e logístico oferecido aos estudantes. Sobre essa oportunidade, Cauã destacou que ser intercambista sempre foi um de seus grandes sonhos e ter realizado isso na França foi extraordinário. “Aprendi muito sobre convivência, cultura e língua no período em que estive no exterior e ter a oportunidade de fazer isso com o auxílio, tanto financeiro quanto logístico do IFTM, foi fabuloso”, relatou o discente.

A qualidade e o contexto multicultural da Rede EF foi outro destaque na experiência da delegação do IFTM. É isso que ressaltou a estudante Júlia Cristina: “Este intercâmbio me proporcionou momentos inesquecíveis, que sempre lembrarei como uma experiência transformadora na minha vida. A qualidade da escola EF também me surpreendeu muito, pois por mais que soubesse do renome da instituição, não poderia ter sido mais bem recebida e acolhida na instituição europeia. Sinto, portanto, que mais que um certificado internacional, trago na mala, bagagem cultural valiosa para continuar com meus estudos e projetos”.

Uma outra questão observada pelos participantes foi a beleza das cidades europeias que visitaram. No retorno, foram feitos muitos elogios sobre o local escolhido pelo Cenid para essa ação de mobilidade internacional de curta duração. De acordo com o professor Edilson Pimenta, coordenador-geral do setor, foi impactante ouvir não somente elogios à ação, cumprimentos pelo planejamento, mas também palavras de muita admiração pela região visitada.

“Todo o grupo se sentiu em uma experiência única de plena vivência internacional. E, sem dúvidas, é essa também nossa missão: construir pontes para o conhecimento por meio do encantamento. Cambridge e Paris são acolhedoras e românticas, e servem de acesso imediato às incríveis Londres e Reims. Portanto, realmente estamos falando de regiões cinematográficas. Por meio do encantamento, fazemos um convite à continuidade do estudo das línguas francesa e inglesa”, relatou Pimenta.

Bolsas de estudo

O edital Eurotunnel Edição 2023 concedeu três bolsas de estudos, cujos valores variaram de R$28.000,00 (vinte e oito mil reais) a R$24.000,00 (vinte e quatro mil reais), a depender da posição ocupada pelo participante na ocasião do processo seletivo, o que resultou em um montante final de R$78.000,00 (setenta e oito mil reais)

Esses valores serviram para cobrir as seguintes despesas: autorização para viagem de menor desacompanhado (quando exigida); passagens áreas e terrestres; seguro obrigatório; pagamento de curso de francês e inglês; aquisição de uniforme; taxa de passaporte e aeroportuárias; alojamento; manutenção (alimentação, higiene pessoal e transporte público) durante todo o período de estada. Despesas diferentes dessas, inclusive as ocorridas em solo brasileiro ou que ultrapassassem a bolsa recebida pelo (a) estudante ficaram sob sua responsabilidade.