Internacionalização

Língua e cultura francesa em foco: estudantes do IFTM fazem curso de imersão cultural e linguística em Paris

Dois estudantes foram beneficiados pela iniciativa do Edital La Tour Eiffel 2023 do IFTM
Publicado em 13/07/2023 12:00 Atualizado em 17/07/2023 11:20
Gustavo Reis e Renê Marques, estudantes do IFTM participam de intercâmbio na França
Crédito: Edilson Pimenta

Dias de muito francês e cultura na Europa! Assim, foram as últimas duas semanas para os estudantes que compuseram a delegação La Tour Eiffel do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), na cidade de Paris, França. Cerca de 40 milhões de pessoas visitam Paris anualmente, o que confere à capital francesa o título de cidade mais visitada no mundo. A vivência cultural e artística da cidade foi ponto alto nos relatos de Gustavo Reis, estudante do campus Patrocínio e Renê Marques, estudante do campus Ituiutaba. Os participantes do intercâmbio na França representaram a instituição por terem sido selecionados pelo edital da instituição nº 02 /2023, publicado em 27 de fevereiro de 2023: Programa de Mobilidade Internacional – IFTM – Projeto La Tour Eiffel – Edição 2023 – sob a orientação da Coordenação-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM (Cenid).

Os representantes do IFTM na França puderam contar, respectivamente, com bolsas de R$26.000,00 (vinte e seis mil reais) e R$28.000,00 (vinte e oito mil reais) para fazer frente às despesas de documentação, curso de francês, passagens, estada e alimentação na Europa.

Foram 14 dias de convivência com estudantes do mundo inteiro na escola de línguas EF em Paris. A EF é parceira do IFTM na Europa, onde os estudantes do IFTM realizaram cursos de línguas em turmas multiculturais com professores nativos. A programação construída para a ação contemplou, também, incursões em Versailles, que está a 50 minutos de Paris. Portanto, mais que um certificado internacional, os estudantes do IFTM retornam ao Brasil com uma bagagem cultural valiosa para continuar com estudos e projetos.

Para o prof. Edilson Pimenta, coordenador-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais: “alinhar expectativas e preparar os estudantes com antecedência, em relação ao que vão experimentar, são duas ações em que a Coordenação-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM trabalha com afinco, já que isso pode ser determinante para o sucesso da ação”.

Bolsas de estudo

O edital La Tour Eiffel – Edição 2023 concedeu duas bolsas de estudos, cujos valores variaram de R$28.000,00 (vinte e oito mil reais) a R$26.000,00 (vinte e seis mil reais), a depender da posição ocupada pelo participante na ocasião do processo seletivo. Esses valores serviram para cobrir as seguintes despesas: autorização para viagem de menor desacompanhado (quando exigida); passagens áreas e terrestres; seguro obrigatório; pagamento de curso de francês e inglês; aquisição de uniforme; taxa de passaporte e aeroportuárias; alojamento; manutenção (alimentação, higiene pessoal e transporte público) durante todo o período de estada. Despesas diferentes dessas, inclusive as ocorridas em solo brasileiro ou que ultrapassassem a bolsa recebida pelo(a) estudante ficaram sob sua responsabilidade.