eventos externos

IFTM participa de encontro semestral de gestores de Relações Internacionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

O evento contou com a participação de Edilson Pimenta, coordenador-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais da instituição, e ocorreu em Brasília-DF, de 12 a 14 de setembro, com a proposta de disseminar e compartilhar ações já realizadas e definir a agenda de internacionalização da Rede Federal para 2024
Publicado em 21/09/2023 11:55 Atualizado em 21/09/2023 11:57
Foto colorida do professor Edilson Pimenta, em pé, em frente ao painel de fundo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), em Brasília-DF, em que se lê repetidamente a sigla CONIF
Crédito: Assessoria de Comunicação do Conif

De 12 a 14 de setembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) esteve presente no encontro semestral do Fórum de Relações Internacionais (Forinter) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), realizado na sede do CONIF, em Brasília-DF.

A reunião contou com a participação de 38 dos 41 gestores da área de Internacionalização da Rede Federal. Na ocasião, o IFTM foi representado pelo coordenador-geral do Centro de Idiomas (Cenid) e Relações Internacionais da instituição, Edilson Pimenta.

O encontro foi construído em 2 frentes de atuação: compartilhamento das ações exitosas de 2023 e definição da agenda de internacionalização para 2024.

No primeiro dia, os gestores assistiram a uma apresentação da Assessora de Relações Internacionais do IFSC, que detalhou seu programa intitulado “Propicie”, que realiza a mobilidade internacional de jovens de baixa renda. Em seguida, foi realizada uma palestra da profa. Dra. Renata Mourão Guimarães (IFB) sobre a internacionalização no Ensino. Para concluir a agenda do dia, os professores Gutenberg e Wagner, Gestores de Relações Internacionais do IFCE e do IFSP, respectivamente, expuseram casos exitosos de Internacionalização na Extensão e na Pesquisa em seus institutos. No período vespertino, houve a apresentação do prof. Cléber Serafim (Gestor de Relações Internacionais do IFPR), que apresentou casos de sucesso de estudantes do IFPR nas universidades americanas, notadamente Harvard.

No segundo dia de atividades, a agenda começou com apresentações dos senhores Thomáz Alexandre e Francisco Figueiredo, representantes do Ministério de Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Educação (MEC), respectivamente, que expuseram – em conjunto - as mudanças mais recentes no programa PEC-G, do qual o IFTM é signatário. O programa PEC-G beneficia, anualmente, cerca de 400 jovens de países em desenvolvimento que têm a oportunidade de cursar curso superior no Brasil. Depois que a atividade realizada em conjunto pelo MRE e pelo MEC foi finalizada, iniciou-se uma oficina de internacionalização conduzida pela servidora Lídia Maria dos Santos, que apresentou como o IFGOIANO, instituição em que ela atua, tem lidado com o planejamento da Internacionalização na Pesquisa.

O terceiro dia de atividades foi iniciado com agenda cumprida no Congresso Nacional. Reitores e Gestores de Relações Internacionais das instituições pertencentes à Rede Federal Profissional, Científica e Tecnológica, que cumpriam diferentes agenda no CONIF em Brasília, compareceram no relançamento da Frente Parlamentar Mista de Defesa dos Institutos Federais na Câmara dos Deputados. A ação contou com a presença de vários deputados e senadores e, também, reforçou junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), que se fazia representada pelo seu secretário, senhor Getúlio Marques, a proficuidade e a capilaridade das ações da Rede dos Institutos Federais, que completa 15 anos de existência no ano de 2023. No período vespertino, houve duas outras ações: a apresentação do programa PLA em Rede, também efetivado com estrangeiros no IFTM, pelo prof. Frederico Júnior (IFS) e o planejamento das ações e do calendário do Fórum de Relações Internacionais (Forinter) para 2024.

Edilson Pimenta considera que o evento foi de grande relevância para toda a Rede Federal, pois chancelou a necessidade de haver mais frequente compartilhamento das ações realizadas na Rede entre os gestores, com vistas a consolidar a noção de capilaridade que caracteriza as ações dessa Rede. Além disso, o estreitamento de relações com membros do Congresso Nacional que têm a Educação como agenda prioritária é, sem dúvidas, um passo importantíssimo para o IFTM. “O encontro permitiu que pudéssemos compartilhar experiências exitosas das nossas instituições e ainda abriu um canal direto de comunicação com o Congresso Nacional”, destacou Pimenta.