idiomas

IFTM prorroga inscrições do processo seletivo de seus cursos de idiomas

As vagas contemplam cursos de Espanhol, Francês e Inglês distribuídas entre os nove campi e três polos da instituição. inscrições agora pdoem ser feitas até do dia 11 de dezembro
Publicado em 24/11/2023 10:45 Atualizado em 29/11/2023 14:07
Imagem retangular com fundo azul onde vemos uma moça e um rapaz negros sorrindo, olhando para frente.

Interessados em iniciar um curso de idiomas gratuito já podem acessar a página de ingresso do IFTM e ler o edital para o processo seletivo de vagas em nível iniciante nos cursos de Espanhol, Francês e Inglês do Centro de Idiomas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. As inscrições no processo seletivo foram prorrogadas e estarão abertas até 11 de dezembro de 2023.

São ofertadas 520 vagas, distribuídas em todos os campi do IFTM: Campina Verde, Ituiutaba, Patos de Minas, Paracatu, Patrocínio, Uberaba, Uberaba Parque Tecnológico, Uberlândia, Uberlândia Centro. Além dos três Polos: Coromandel, João Pinheiro e Ibiá. O quadro de vagas completo está disponível no edital.

Com relação a ofertas de vagas para o nível iniciante, 40% destinam-se à comunidade interna do IFTM, ou seja, aos servidores e estudantes regulares dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, na modalidade presencial ou a distância, 35% para candidatos da comunidade externa, 20% aos candidatos negros, quilombolas e indígenas e 5% para pessoas com deficiência.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página de ingresso da instituição. Podem se inscrever na seleção candidatos com idade igual ou superior a 13 anos, independente da escolaridade ou de serem alunos do IFTM. Para a inscrição são necessários Documento de Identificação e CPF dos candidatos.

Processo Seletivo

A seleção será realizada em etapa única e classificatória por meio de sorteio eletrônico público. O sorteio será realizado pela Comissão Permanente de Processo Seletivo do IFTM (Copese), às 15 horas do dia 15 de dezembro de 2023.

O candidato poderá assistir ao sorteio que será transmitido online em link a ser publicado na página do processo seletivo.

Resultados e matrículas

O resultado definitivo será publicado no dia 18 de dezembro de 2023 na página de ingresso do IFTM.

É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento dos resultados e convocações, uma vez que essas informações não serão fornecidas por telefone, e-mail ou fax.

A matrícula será realizada somente de forma online em link a ser publicado a partir da publicação do resultado definitivo na página do processo seletivo.

Os candidatos selecionados e convocados para matrícula deverão realizar sua matrícula conforme o disposto neste edital e no informativo de matrícula (a ser publicado na página do processo seletivo), enviando cópia dos seguintes documentos, de forma legível (com boa resolução, sem rasuras, emendas ou cortes):  Carteira de Identidade (RG); Certidão de Nascimento ou casamento; CPF; uma foto 3x4 atual. Além dos documentos relacionados ao grupo de concorrência escolhido, conforme edital.

O edital completo e novos comunicados podem ser encontrados na página de ingresso do IFTM.