Idiomas

Última semana de inscrições para o Processo Seletivo para veteranos dos cursos de idiomas do IFTM

Todas as vagas deste edital são ofertadas para alunos dos cursos de idiomas do IFTM, que sejam concluintes em 2023 ou portadores de comprovante de reprovação por nota
Publicado em 13/11/2023 09:45 Atualizado em 24/11/2023 12:20
Desenho retangular de findo azul claro com algumas manchas azul escuro. No centro da imagem, o desenho de uma moça branca e um rapaz negro lendo livros

Alunos dos cursos de idiomas do IFTM precisam se inscrever no Processo Seletivo para veteranos para que possam seguir no curso. Os interessados já podem acessar a página de ingresso do IFTM e ler o edital para o processo seletivo dessas vagas. As inscrições no processo seletivo estarão abertas até 30 de novembro de 2023.

São ofertadas 1300 vagas, distribuídas em todos os campi do IFTM: Campina Verde, Ituiutaba, Patos de Minas, Paracatu, Patrocínio, Uberaba, Uberaba Parque Tecnológico, Uberlândia, Uberlândia Centro. Além dos três Polos: Coromandel, João Pinheiro e Ibiá. O quadro de vagas completo está disponível no edital.

São pré-requisitos para o curso:

a) ter concluído no IFTM o nível anterior ao que se candidata, de um mesmo idioma, no ano de 2023; ou

b) ter sido reprovado por nota em um mesmo idioma em 2023 no IFTM.

O candidato que ingressar em algum dos cursos ofertados neste Edital deverá se inscrever novamente no final de 2024 para ingressar no nível seguinte do idioma, bastando, para tal, que tenha concluído os componentes curriculares e que preencha os pré-requisitos do edital a ser publicado para ingresso em 2024.

A simples inscrição no processo seletivo não garante ao candidato o direito de ocupação de vaga.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo Portal do Aluno do IFTM, preenchendo integralmente o formulário eletrônico, observando as instruções disponíveis no edital. Os documentos necessários para a inscrição, os quais deverão ser anexados de forma legível no sistema de inscrição são: documento de identificação (RG), CPF e certificado ou declaração de conclusão do nível anterior ou declaração de reprovação por nota, expedidas pelo Centro de Idiomas do Campus.

Para solicitar a certificação ou declaração exigida para inscrição, o candidato deverá entrar em contato via e-mail com o Centro de Idiomas do campus no qual estuda. A lista de e-mails está disponível no edital.

Processo Seletivo

Os candidatos serão classificados, segundo a ordem de envio dos documentos, observando-se o número de vagas ofertadas. Terão prioridade para preenchimento das vagas os alunos concluintes de nível anterior ao que se candidata, dentro de um mesmo idioma, no ano de 2023 e depois os candidatos reprovados por nota no mesmo idioma em 2023.

Caso o número de candidatos inscritos por idioma seja menor do que a quantidade de vagas oferecidas para aquela turma, não haverá seleção. Nesse caso, os candidatos serão convocados a matricular- se de acordo com as demais regras do edital.

Resultados e matrículas

O resultado definitivo será divulgado será publicado no dia 18 de dezembro de 2023 na página de ingresso do IFTM.

É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento dos resultados e convocações, uma vez que essas informações não serão fornecidas por telefone, e-mail ou fax.

Após a divulgação do resultado, os candidatos serão convocados para matrícula, obedecendo a ordem de classificação e deverão enviar via sistema de solicitação de matrícula online, os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG); Certidão de Nascimento ou casamento; CPF; Uma foto 3x4, atual; Certificado/declaração de conclusão do nível anterior do idioma em que se candidata ou declaração de reprovação por nota.

O candidato deverá providenciar os documentos com antecedência, pois a falta de documentos é motivo de indeferimento de matrícula.

O edital completo e novos comunicados podem ser encontrados na página de ingresso do IFTM.