RELAÇÕES INTERNACIONAIS

IFTM participa do 1º Encontro de Internacionalização do Instituto Federal Farroupilha em Santa Maria/RS

O encontro, realizado pela Assessoria de Relações Internacionais do IFFar em parceria com sua Pró-reitoria de Extensão, reuniu dirigentes da instituição e membros do Núcleo de Ações Internacionais dos 11 campi da instituição
Publicado em 24/11/2023 09:00 Atualizado em 24/11/2023 14:34
Participantes do 1º Encontro de Internacionalização do Instituto Federal Farroupilha
Crédito: Edilson Pimenta

Os dias 21 e 22 de novembro foram muito intensos na Reitoria do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Cerca de 40 servidores da instituição irmã do IFTM reuniram-se na sede da Reitoria da instituição do Sul, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, para a realização do 1º Encontro de Internacionalização do IFFar. As atividades foram coordenadas pela Assessora de Relações Internacionais do IFFar, profa. Janete Arnt, e contaram com a participação do Coordenação-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, prof. Edilson Pimenta, na condição de palestrante e debatedor.

As atividades contaram com a participação da Reitora, profa. Nídia Heringer; da Pró-reitora de Extensão, profa. Ângela Marinho; da Pró-reitora de Ensino, Patrícia Donicht, de Diretores de Ensino, Pesquisa e Extensão da Reitoria e de membros dos Núcleos de Ações Internacionais (NAIs) dos 11 campi do IFFar. Além desses servidores, professores das áreas de Geografia, Zootecnia, Física e Administração, que desenvolvem ações e projetos de internacionalização no IFFar, também participaram do encontro.

Depois de iniciados os trabalhos pela mesa diretiva, presidida pela Reitora Nídia, o prof. Edilson proferiu a palestra “O efetivo processo de Internacionalização no EBTT”. A fala foi estruturada em três partes: as praxiologias ligadas à internacionalização; o processo de internacionalização das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e as ações, projetos e políticas de internacionalização que têm pavimentado o processo de internacionalização do IFTM. A palestra tomou uma dimensão dialógica e durou cerca de duas horas, entre exposição e debate com os participantes, e serviu de direcionamento para os demais pontos pautados para o primeiro dia de encontro.

O segundo dia do evento foi cenário de trocas entre os participantes dos Núcleos de Ações Internacionais (NAI) e os agentes de Relações Internacionais do IFTM e do IFFar. Cada NAI pôde apresentar as ações de internacionalização que tem realizado em seu campus para que, em contexto dialógico, o prof. Edilson fizesse suas contribuições, as quais foram mediadas pela profa. Janete Arnt.

Um dos pontos altos do encontro foi o debate sobre Centros de Idiomas. Esse tema destacou-se, em meio aos vários outros arrolados, uma vez que o CENID do IFTM, que completou dez anos em 2023, tem servido de inspiração – conforme ressaltam os servidores do IFFar – para o fortalecimento do CI (Centro de Idiomas do IFFar), que é recém-lançado e tem se estruturado com sucesso nas cidades em que os campi do IFFar encontram-se situados.

Sobre essa parceria interinstitucional, Edilson Pimenta, destaca:

“Até hoje, o IFTM pôde contribuir com a estruturação dos Centros de Idiomas das seguintes instituições: IFSertão Pernambucano, IFCE, IFMS, IFSC e, mais recentemente IFFar. IFG, IFRN, IFES e IFSul também já acenaram com o interesse de estreitar relações com o IFTM para melhor compreender o CENID para, a partir dessa compreensão, avançar em suas instituições. Tal contexto, de referência como contribuinte para o processo de ensino-aprendizagem de línguas de outras instituições da Rede, é motivo de muito orgulho para mim e para todos que se empenham nas atividades do CENID diariamente”.

A próxima ação interinstitucional, em Rede, prevista na agenda da Coordenação-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais é a recepção de uma comitiva de servidores e dirigentes do IFG no primeiro semestre de 2024. O IFG, a exemplo do IFFar, também está buscando efetivar seu Centro de Idiomas e tem, no IFTM, uma importante referência.