Internacionalização

Rede Federal faz lançamento de livro sobre os 15 anos de internacionalização nos Institutos Federais.

Obra conta com dois textos do IFTM e com membro na comissão organizadora
Publicado em 14/12/2023 17:00 Atualizado em 15/12/2023 11:16
Prof. Edilson Pimenta, em pé, na Câmara dos Deputados, ao lado dos demais organizadores da obra publicada.
Crédito: Assessoria de Comunicação do Conif

O livro “Vozes da Internacionalização”, reúne 82 textos selecionados, de todo o país, que versam sobre a história de internacionalização dos Institutos Federais nos 15 anos de sua existência, com publicações de estudantes e servidores que se envolvem ou envolveram com ações, projetos e programas de internacionalização nos 15 anos de existência dos Institutos Federais.

O lançamento da obra ocorreu na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, no dia 7 de dezembro, como parte da agenda da Sessão Solene promovida para homenagear os Institutos Federais.

Os textos que compõem o livro foram escritos por estudantes e servidores das 41 instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e servem de rico mapeamento das ações, projetos e programas de internacionalização que foram implementados na Rede nos últimos 15 anos. A multiplicidade de vertentes das ações é motivo de destaque e serviu de promoção para futuras ações na Rede.

Na obra, o IFTM é triplamente representado. O estudante Felipe Guimarães dos Santos, egresso do Curso Técnico de Eletrônica integrado ao Ensino Médio do Campus Paracatu, apresenta um texto sobre sua experiência com os programas de mobilidade para Chile e Colômbia. Já o prof. Edilson Pimenta, Coordenador-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, é autor do texto intitulado “CENID-IFTM: um Centro de Línguas cuja missão se confunde com a da Rede Federal há dez anos” que, conforme acena o próprio título, discorre sobre a exitosa trajetória do Centro de Idiomas do IFTM (CENID). O prof. Edilson é, também, um dos nove organizadores da obra, ao lado de Anderson Galvão (IFB), Maria Carolina Bello (IFPE), Maria Carolina Terra Heberlein (IFG), Mônica Montenegro (IFPB), Vilton Soares (IFMA), Rodrigo Lemos (IFRJ), Jenice Diniz (IFPI) e João Paulo Rotelli (Conif).

Para os que acompanhavam o lançamento, restou claro o entendimento de que os Institutos Federais têm conseguido dar passos robustos rumo à construção de instituições mais internacionalizadas, na medida em que se constatam ações, como as apresentadas no livro, que favorecem o cumprimento da missão da Rede Federal, que é contribuir para a educação profissional, científica e tecnológica pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.

Edilson Pimenta considera que o livro “Vozes da Internacionalização” é de suma importância para a Rede, visto que a obra se traduz em um mapeamento do processo de internacionalização nos Institutos Federais. Nas palavras do professor, “os autores dos textos, que foram selecionados pelo CONIF mediante chamada pública, escreveram sobre experiências de internacionalização exitosas, e nesse sentido, é maravilhoso perceber tamanha variedade de ações de internacionalização ocorrendo em todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional”.

O livro publicado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) por meio da Editora do Instituto Federal Catarinense está disponível para download aqui.