Monitoria

Abertas as inscrições para estudantes que desejam atuar como monitores em 2024 no Campus Uberlândia Centro

Interessados devem se inscrever até o dia 18 de março
Publicado em 13/03/2024 14:30 Atualizado em 13/03/2024 15:12
Inscrições devem ser feitas por e-mail e interessados devem obrigatoriamente ler o edital completo
Crédito: Arte: Guilherme Brasil

Estão abertas até o dia 18 de março as inscrições para o Programa de Monitoria 2024 do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O edital 01/2024 está publicado e disponibiliza 12 vagas para monitores remunerados, além de outras três para monitores voluntários. Os alunos interessados devem verificar as vagas disponíveis e os pré-requisitos para se candidatar a cada uma delas. Há vagas disponíveis para estudantes do Ensino Médio Integrado e para o curso técnico concomitante de Redes de Computadores. Na modalidade remunerada, há bolsas para 12 horas, no valor de R$300, e de 06 horas, no valor de R$150.

A monitoria é uma atividade acadêmica exercida por estudantes regularmente matriculados e sob a supervisão de professores orientadores. Ela tem por objetivo contribuir com a qualidade de ensino nos cursos do IFTM. Entre as atividades de um monitor está auxiliar os colegas que demonstrarem interesse na resolução de exercícios, trabalhos e atividades práticas; auxiliar o professore orientador na produção de recursos didáticos e práticas pedagógicas.

Cada vaga disponível em edital pode ter requisitos específicos, mas para ser monitor um estudante precisa, no mínimo, estar regulamente matriculado e frequente em seu curso, no mínimo no 2º período ou 2º semestre letivo. Não pode, ainda, ter sido contemplado com outra modalidade de bolsa e precisa ter sido aprovado na unidade curricular à qual se candidata. O monitor ainda precisa ter carga horária disponível para as atividades e passar por um processo de seleção.

A inscrição deve ser realizada via o e-mail monitorias.udicentro@iftm.edu.br e o candidato precisa apresentar todos os documentos exigidos em edital, tais como requerimento de edital, comprovante de matrícula, cópia de histórico e declaração de ausência de acúmulo de bolsas. De acordo com o edital, a seleção dos bolsistas começa logo após o fim das inscrições, entre os dias 19 e 21 de março. E o início das atividades acontece a partir de abril.

Todos os interessados devem LER ATENTAMENTE o edital antes de fazer suas inscrições. Em caso de dúvidas, os interessados podem enviar e-mail para monitorias.udicentro@iftm.edu.br.

LEIA O EDITAL NA ÍNTEGRA AQUI