EMBRAPII IFTM

As características nutricionais da hortaliça favorecem a promoção da saúde, devido ao baixo índice glicêmico e atividade antioxidante de seus componentes. Projeto tem valor de mais de R$370 mil
Publicado em 20/03/2024 17:15 Atualizado em 27/03/2024 11:02
Imagem retangular colorida com desenhos de batata doce e um squeeze ao centro
Crédito: Divulgação

A Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares firmou acordo com a empresa Congelados Hortelã Indústria e Comércio de Produtos Saudáveis LTDA, no valor de mais de R$370 mil, que consiste na produção e caracterização de farinhas de três variedades de batata doce e o desenvolvimento de bebidas pré-treino.

Para o líder do projeto, professor José Humberto de Oliveira Filho, a batata doce é um alimento de grande relevância mundial, “já que possui importantes elementos em sua composição, como vitaminas A e C, amido, corantes naturais betacaroteno e antocianina e fibras alimentares, com a vantagem de apresentar baixos níveis de gordura”, explica Filho.

Ressalta ainda que as características nutricionais da hortaliça favorecem a promoção da saúde, devido ao baixo índice glicêmico e atividade antioxidante de seus componentes, “o que possibilita sua utilização na formulação de alimentos e bebidas capazes de contribuir com as necessidades nutricionais de atletas e com a melhoria das funções fisiológicas do organismo”.

Também o pesquisador reforça o potencial do alimento como ingrediente no desenvolvimento de bebidas pré-treino. “Portanto, o projeto avaliará as condições de processamento ideais para a obtenção de farinhas com preservação de características nutricionais e bioativas, além de monitorar a qualidade das farinhas durante o período de armazenamento, visando a sua aplicação no desenvolvimento de bebidas pré-treino”, explicou Filho.

A diretora-geral da Unidade EMBRAPII Soluções Agroalimentares, Fernanda Jardim, destaca que a busca por produtos inovadores e de qualidade é crescente no mercado brasileiro. “A obtenção de tecnologias capazes de manter a qualidade da matéria-prima e o desenvolvimento de novas bebidas pré-treino podem contribuir com o crescimento do setor produtivo e agroindustrial e oferta de produtos inovadores e atrativos ao público”, relata Jardim.

Sobre a atuação da Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares, Fernanda reconhece seu relevante papel no panorama atual. “A busca incansável por soluções vanguardistas no mercado nacional destaca a importância de parcerias estratégicas como esta. Ao investir em tecnologias de ponta, como neste projeto de desenvolvimento de bebidas pré-treino inovadoras, a Unidade não apenas fomenta a evolução do setor produtivo e agroindustrial, mas também contribui significativamente para a geração de empregos e o progresso econômico do país. Este é apenas um exemplo do impacto positivo e da relevância da Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares como promotora da inovação”, finaliza a diretora.

Mais informações na página da Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares.