ProfEPT

IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico recepciona novos discentes do ProfEPT

As atividades iniciais do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica acontecem entre os dias 3 e 5 de abril de forma presencial e on-line.
Publicado em 02/04/2024 11:45 Atualizado em 02/04/2024 11:48
Imagem retangular de fundo azul claro com a logo do ProfEPT nas cores azul escuro e verde escuro
Crédito: Divulgação

Começam, nessa quarta-feira, dia 3 de abril, as atividades iniciais da 7ª turma do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT).  A aula inaugural nacional acontecerá de forma on-line, a partir das 14h30, pelo canal do Centro de Referência em Formação e em Educação à distância (Cefor) do Instituto Federal do Espírito Santos (IFES) no YouTube e contará com a palestra Educação e juventude(s) no contexto das mudanças no mundo do trabalho e das reformas educacionais, ministrada pela professora Dra. Mônica Ribeiro da Silva da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento é destinado aos novos alunos do mestrado e aberto a todos que tenham interesse no tema.

Na quinta-feira, dia 4 de abril, o encontro acontecerá de forma presencial na Unidade I do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico e será fechado apenas aos discentes. Nesse encontro os(as) novos(as) alunos(as) ouvirão os relatos de experiência de discentes de turmas anteriores do ProfEPT e conversas sobre os Pressupostos Filosóficos da/na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com os professores Dr. Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes e Dr. Geraldo Gonçalves de Lima e sobre os Produtos Educacionais no ProfEPT, com a professora Dra. Paula Teixeira Nakamoto.

Já no dia 5 de abril, sexta-feira, as atividades se iniciam pela manhã com um evento aberto ao público que contará com as boas-vindas aos novos alunos do ProfEPT, com a participação do Reitor do IFTM, professor Dr. Marcelo Ponciano da Silva, com o Diretor do Campus, professor Dr. José Ricardo Gonçalves Manzan, com a Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IFTM, professora Dra. Carolina Pimenta Mota, com o Coordenador local do ProfEPT, professor DR. Adriano Eurípedes Medeiros Martins e da mestranda Isabella Benzaquen Habib Santos, representado os discentes do ProfEPT.

Ainda na parte da manhã, haverá uma apresentação musical com professores do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi e uma palestra com o tema Quem cola NÃO sai da escola! - Implicações da fraude acadêmica nas universidades brasileiras, ministrada pelo professor Dr. François Ramos do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) de Uberaba, com mediação do professor Dr. Welisson Marques.

Na parte da tarde, o evento volta a ser restrito aos novos discentes, que receberão Informações gerais (regulamentação) do programa de mestrado com o professor Dr. Adriano Eurípedes Medeiros Martins e a professora Dra. Paula Teixeira Nakamoto e ainda terão a apresentação das duas linhas de pesquisa do ProfEPT: Práticas Educativas em EPT, com os professores Dr. Luís Augusto da Silva Domingues e Dr. Adriano Eurípedes Medeiros Martins e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT com a professora Dra. Elisa Antônia Ribeiro e o professor Dr. Anderson Claytom Ferreira Brettas.

Toda programação presencial acontecerá na Unidade I do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, localizado na Av. Dr. Florestan Fernandes, 131, Univerdecidade.