Programa Pé de Meia

426 alunos do IFTM foram considerados elegíveis para o Programa Pé de Meia do Governo Federal

Programa visa promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público por meio de incentivo financeiro-educacional
Publicado em 08/04/2024 13:00 Atualizado em 08/04/2024 13:10
Imagem retangular de fundo branco quadriculado com a logomarca do Programa Pé-de-meia ao centro nas cores azul, laranja e preto

Após a primeira remessa de dados ao Sistema do Governo Federal pelo o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), 426 estudantes foram considerados elegíveis para o Programa Pé de meia. Outros 21 foram classificados com elegibilidade indefinida e 12 com alguma pendência e devem regularizar suas situações até o dia 10 de abril, data em que o IFTM enviará a segunda remessa de cadastro, incluindo, também, alunos matriculados após 5 de março.

O estudante consegue verificar se é elegível ao incentivo por meio do aplicativo Jornada do Estudante. Os responsáveis pelos(as) estudantes elegíveis devem acessar o aplicativo Caixa Tem e seguir os passos para autorização da abertura da conta digital do(a) estudante que também deve instalar o aplicativo. Aqueles(as) que apresentarem divergência nos dados ao realizar esse procedimento devem procurar uma agência da Caixa Econômica Federal.

A Gestão do Programa Pé de Meia no IFTM enviou e-mail a todos os estudantes com situação Elegível com pendência e Elegibilidade indefinida, orientando sobre como devem proceder para regularizar sua situação para serem elegíveis ao programa.

Programa Pé de Meia

O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Por meio do incentivo à permanência escolar, o programa quer democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social. Sendo de natureza financeiro-educacional, funcionará como uma poupança estudantil, destinando até R$9,2 mil (nove mil e duzentos reais) a cada estudante beneficiado pelo programa.

São considerados elegíveis a participar do programa estudantes de 14 a 24 anos, de baixa renda, matriculados no ensino médio regular das redes públicas, ou de 19 a 24 anos, de baixa renda, matriculados na educação de jovens e adultos (EJA), pertencentes a famílias inscritas no Programa Bolsa Família.

Os estudantes que forem elegíveis ao Programa Pé-de-Meia devem cumprir determinados critérios de acesso e permanência estipulados pelo governo, que incluem estarem regularmente matriculados no ensino médio e frequentarem as aulas de forma regular, mantendo uma frequência mínima de 80% em todas as aulas ao longo do mês.