Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > 12ª Semana Multidisciplinar movimenta alunos e orientadores

12ª Semana Multidisciplinar movimenta alunos e orientadores

Diversas atividades compõem o evento, que contempla uma semana de ações científicas e culturais

• Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 05/11/2019 às 11:35
  • Última modificação 07/11/2019 às 11:12
Feira de Conhecimentos na 12ª Semana Multidisciplinar
Crédito: José Coelho da Silva Neto

A Semana Multidisciplinar é um evento anual promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberlândia para despertar a interdisciplinaridade e a transversalidade de conhecimentos técnico-culturais de seus discentes. É uma das atividades comemorativas da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) promovida pelo Governo Federal e parcerias, que em Uberlândia, MG, incluem a participação da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do IFTM - Campus Uberlândia.

Neste ano, a 12ª Semana Multidisciplinar celebrou a SNCT no período de 21 a 23 de outubro, quando foram realizadas uma série de atividades científicas e culturais tais como a Feira de Conhecimentos (FEICON), a Feira de Novos Produtos (FNP), a Semana do Livro e da Biblioteca, palestras e mostras culturais.

A Feira de Conhecimentos visa proporcionar ao estudante a oportunidade de desenvolver sua capacidade de pensar cientificamente, relacionando fenômenos e teorias, modelos e realidade, hipóteses e meios para testá-las. A Feira foi realizada nos dias 22 e 23 de outubro de 2019, através de apresentação oral, com auxílio de pôster, de trabalhos previamente inscritos e desenvolvidos sob a orientação de um docente. Os trabalhos apresentados puderam ser uma pesquisa realizada, revisão literária ou projeto de pesquisa, em uma das sete áreas de conhecimento: Meio ambiente; Ciências Agrárias – área vegetal; Ciências Agrárias – área animal; Ciências Agrárias – área alimentos; Ciências Biológicas (biologia celular, botânica, zoologia, fisiologia, genética, entre outros); Ciências Humanas (sociologia, ciências políticas, antropologia, história, línguas, pedagogia, economia, administração, comunicação social, geografia, direito, entre outras); e Ciências Exatas (matemática, física, química, informática). Os estudantes integrantes dos três grupos melhor classificados na avaliação dos trabalhos de cada área receberam certificados personalizados e medalhas, atestando o destaque no evento.

A Feira de Novos Produtos tem por objetivo expor projetos inovadores desenvolvidos por discentes. Neste evento estimula-se a inovação tecnológica, o empreendedorismo, a pesquisa e a extensão. A Feira foi realizada no dia 22 de outubro de 2019, através de apresentação de novos produtos, serviços ou processos, previamente inscritos para participação e desenvolvidos sob a orientação de um docente. Os trabalhos inscritos devem possuir caráter inovativo nas categorias de Alimentos, Ciências Agrárias ou Informática. Obrigatoriamente, o trabalho inscrito na FNP deve ser uma pesquisa realizada (trabalhos com a finalidade de se descobrir relações de causa e efeito, desenvolvimento de metodologias e/ou protótipos, comprovadas através da realização de experimentos de campo e/ou laboratório, com resultados parciais ou finais). Os trabalhos mais bem classificados, na opinião dos avaliadores, foram agraciados com certificados e medalhas.

Durante a Semana Multidisciplinar acontecem atividades culturais, mostras de talentos que visam contribuir com o estímulo à participação do aluno em atividades de dança, canto, teatro, e outras manifestações artísticas. Também são divulgados os trabalhos elaborados previamente durante o ano letivo, tanto nas disciplinas de artes quanto em projetos de iniciação científica ou extensão. Um destaque foi a mostra 50 anos, 50 desenhos, que homenageou os 50 anos do campus Uberlândia através de uma exposição com desenhos realizados por alunos de todas as turmas dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio durante as aulas de artes.

Dentro da programação da 12ª Semana Multidisciplinar houve a participação do IFTM Campus Uberlândia no Ciência Viva e no Brincando e Aprendendo, eventos do Museu Diversão com Ciência e Arte (DICA) da UFU.

Este ano, o tema escolhido para a SNCT foi "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. A motivação para essa escolha do tema baseia-se, dentre outros motivos, na busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil representada pela bioeconomia e na sua relação com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Bioeconomia é o resultado de uma revolução inovativa na área das ciências biológicas relacionada à invenção, ao desenvolvimento e ao uso de produtos e processos biológicos nas áreas da biotecnologia industrial, da saúde humana e da produtividade agrícola e pecuária. Transversal, o tema interage com aspectos fundamentais da sobrevivência humana, a exemplo do desenvolvimento de sistemas produtivos sustentáveis e circulares que garantam, de forma integrada, as seguranças hídrica, energética e alimentar. Tudo isso, obviamente, focando na redução ou mesmo reversão de impactos ambientais, em ganhos sociais e econômicos, além da preservação e uso sustentável de uma das maiores riquezas do país, sua biodiversidade e o conhecimento de como utilizá-la.

Alguns exemplos de assuntos abordados na SNCT 2019 foram Bioeconomia e Cidades Sustentáveis, Bioeconomia e Mudanças Climáticas, Bioeconomia e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Bioeconomia e Segurança Alimentar e Nutricional, Biomassa, Bioprodutos, Biorrefinarias, História da Bioeconomia, Nexus Água, Alimentos e Energia, Serviços Ecossistêmicos e Valorização da Biodiversidade e Soluções Baseadas na Natureza (SBN).