Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Servidor fala sobre a profissão de Tecnólogo em Alimentos

Servidor fala sobre a profissão de Tecnólogo em Alimentos

A data é comemorada hoje, 6 de outubro

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 06/10/2016 às 13:03
  • Última modificação 10/10/2016 às 13:04

Hoje, 6 de outubro, é comemorado o Dia do Tecnólogo em Alimentos, um profissional responsável pela aplicação de novas tecnologias no processo de produção de alimentos indispensáveis às industrias que têm como interesse aumento da produtividade, melhoria da qualidade de seus processos, entre outros.

Em virtude da data, conversamos com o professor do Campus Uberaba, Lucas Arantes Pereira, sobre a profissão de Tecnólogo.

Leia a entrevista na íntegra

1 - Por que você escolheu o curso?

Por ser um curso rápido e com bastante conteúdo prático. Eu sabia que teria um diploma de curso superior em pouco tempo e sairia com uma bagagem de conhecimentos em quantidade e qualidade suficientes para alcançar minhas metas que eram cursar o Mestrado, o Doutorado e finalmente trabalhar como docente.

2 - Qual foi a importância do IFTM Campus Uberaba para sua formação?

O IFTM Campus Uberaba foi sem dúvida uma peça chave na minha formação, pois, aqui eu encontrei professores e técnicos administrativos extremamente capacitados e ao mesmo tempo muito humanizados, sociáveis e companheiros. Profissionais que valorizam os alunos, as particularidades e aptidões de cada um de uma forma dificilmente encontrada nas Universidades por exemplo.

3 - Quais foram os conhecimentos adquiridos que você utiliza na sua prática profissional?

Como atualmente estou atuando na área acadêmica utilizo praticamente tudo o que aprendi durante o curso. Desde as disciplinas da área de ciências humanas até as mais tecnológicas, todas estão de alguma forma presentes no meu dia a dia. O caráter interdisciplinar, bastante trabalhado no curso de Tecnologia em Alimentos do Campus Uberaba é uma peça fundamental para a melhor compreensão e aplicação dos conhecimentos.

4 - Você continua estudando na área?

Sim. Após a graduação no curso de Tecnologia em Alimentos eu obtive o título de Mestre em Engenharia de Alimentos e atualmente estou em fase de conclusão do Doutorado também na área de Engenharia de Alimentos, ambos na Universidade de São Paulo. Lembro que quando estava pensando em ingressar no Programa de Engenharia de Alimentos na Pós Graduação, algumas pessoas me disseram que não seria uma boa escolha, pois, minha graduação havia sido em um curso Tecnólogo, porém isto não foi, em momento algum, empecilho para que eu avançasse nos estudos.

Assim, como pudemos observar nas palavras de Lucas Arantes, o tecnólogo em alimentos alia atuação prática e conhecimentos teóricos para realização de suas atividades.

Acesse o link e saiba mais sobre o curso de Tecnologia em Alimentos.