Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Ituiutaba > Últimas Notícias > Inscrições abertas para 3 bolsas de ensino médio nos EUA
Início do conteúdo da página
Notícias

Inscrições abertas para 3 bolsas de ensino médio nos EUA

Inscrições até 10 de fevereiro

  • Por IFTM Campus Ituiutaba
  • Publicado em 19/01/2017 às 14:31
  • Última modificação 19/01/2017 às 14:33
Bolsas Integrais GCT
Bolsas Integrais GCT
Crédito: Enviado por: AFS Intercultura Brasil

Parceria entre a BP e o AFS Intercultura Brasil abre inscrições para o programa Global Citizens of Tomorrow, que selecionará 3 alunos para estudar por um ano nos Estados Unidos

Alunos do ensino médio podem se inscrever no programa de intercâmbio anual Global Citizens of Tomorrow para concorrer a 3 bolsas de estudo em uma high school dos Estados Unidos. Este programa surgiu por meio de uma parceria entre a BP e o AFS Intercultura Brasil. As inscrições podem ser feitas no site da ONG (http://www.afs.org.br/global-citizens-bio-combustiveis/) até dez de fevereiro (meio-dia). Os alunos devem residir no entorno das unidades industriais da BP Biocombustíveis (Edéia/GO, Indiara/GO, Acreúna/GO, Porteirão/GO, Turvelândia/GO, Itumbiara/GO, Cachoeira Dourada/GO, Ituiutaba/MG e Gurinhatã/MG). 

A parceria entre a BP e o AFS Intercultura Brasil visa proporcionar uma oportunidade única na vida de estudantes com bom desempenho escolar, que não teriam condições de arcar com os custos que envolvem o intercâmbio cultural. Dessa forma, o objetivo do Global Citizens of Tomorrow é aumentar a consciência intercultural e o aprendizado de uma segunda língua.

De acordo com a diretora nacional do AFS intercultura Brasil, Andreza Martins, o programa é a oportunidade de os jovens desenvolverem suas potencialidades nos âmbitos pessoais e profissionais. “A partir dessa experiência, os estudantes passam a ter sensibilidade à outra cultura, habilidade de se sentir confortável em ambientes não familiares, ver o mundo sob ângulos diferentes, e entender a razão de alguns atos, até então, pouco compreendidos. É uma oportunidade que gera autoconhecimento e reflexão”, explica.

O Diretor Global de Recursos Humanos do Grupo BP, Helmut Schuster, evidencia a importância de uma experiência intercultural para a inserção no mercado de trabalho. “Como uma empresa internacional, a BP valoriza a diversidade de talentos e busca funcionários com experiências em outras culturas”, salienta. “Nosso objetivo é tornar a educação intercultural disponível para estudantes que não poderiam obter de outra forma a valiosa preparação para carreira que estudar no exterior proporciona”, completa. 

Requisitos para a inscrição no Global Citizens of Tomorrow

·         Faixa etária: nascidos entre 11/3/1999 e 11/8/2002;

·         Renda familiar comprovada de até cinco salários mínimos;

·      Estar cursando o ensino médio em escola pública ou ser bolsista integral em escola particular em 2017;

·         Nunca ter tido uma reprovação;

·         Nível de inglês intermediário;

·  Demonstrar bom desempenho acadêmico nas ciências e matemática;

·         Não ter passado por tratamento psiquiátrico nem ter utilizado medicamento controlado (tarja preta) até 12 meses antes da seleção;

·         O candidato deve ter uma expectativa correta de que o programa oferece vida em família, frequência escolar e vivência em uma comunidade hospedeira por todo o programa;

·         Autorização e apoio da família;

·         Competências comportamentais:

o    Flexibilidade;

o    Autoconfiança e iniciativa;

o    Disposição e habilidade para aprender em sistemas educacionais;

o Condições de lidar com situações confusas e ambíguas, e solicitar/receber ajuda de outros;

o    Interesse por outras pessoas, incluindo aquelas que são culturalmente diferentes ou diferentes em outro aspecto;

o    Capacidade de liderança.

O que está incluso

·         Ano escolar nos Estados Unidos com livros escolares;

·         Hospedagem em família hospedeira voluntária;

·         Passagem internacional (ida e volta);

·        Passagem doméstica nos EUA até a cidade onde ficará hospedado;

·         Seguro médico com cobertura de até 1 milhão de dólares (exceto para doenças preexistentes);

·         Orientações antes, durante e depois da experiência;

·   Passagem doméstica até o ponto de embarque internacional, podendo ser RJ ou SP (ida e volta);

·         Taxa de visto;

·         Mesada de US$ 120 mensais durante o programa;

·         Mala de viagem fornecida pelo AFS.

Processo seletivo é composto de testes e entrevistas 

O processo de inscrição e seleção é composto por três fases:

·         1ª fase - Inscrição e prova online: de 16/1 a 10/2 (meio-dia)

Os interessados deverão se inscrever pelo site: http://www.afs.org.br/global-citizens-bio-combustiveis/ no período entre 16 de janeiro e 10 de fevereiro de 2017 (meio-dia). Os candidatos terão uma hora para responder 20 questões de múltipla escolha de inglês e redigir um texto de autoria própria em português sobre um problema em sua comunidade e como ele sente que pode atuar sobre esta situação. Também será necessário anexar o comprovante de renda, o histórico escolar e o boletim dos últimos três anos. A inscrição é gratuita.

·         2ª fase - Divulgação dos semifinalistas - 15/2

·         3ª fase - Seleção presencial - 17/2 a 19/2

Na primeira etapa da seleção presencial, todos os 15 semifinalistas deverão levar comprovantes originais (histórico escolar e comprovante de renda) e realizar um teste de proficiência de inglês ELTIS. Os testes de inglês serão corrigidos no mesmo dia. Os que obtiverem nota mínima continuarão para uma segunda etapa de dinâmicas e entrevistas. A seleção presencial será nos dias 17, 18, 19 de fevereiro – na ordem de Edeia, Itumbiara em Goiás e Ituiutaba em Minas Gerais em lugar a ser previamente anunciado.

O resultado com os nomes dos ganhadores das bolsas será divulgado no site e na página do AFS Intercultura Brasil no dia 20 de fevereiro de 2017. Haverá 1 finalista e 1 suplente para cada polo.

Sobre o AFS

O AFS Intercultura Brasil é uma organização voluntária de intercâmbio não governamental e sem fins lucrativos, comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural. Fundada há 60 anos no país, a instituição está presente em 18 estados, contando com cerca de mil voluntários.

A ONG é integrante do AFS Intercultural Programs, presente em 110 países. A organização realiza mais de 12 mil intercâmbios por ano, com a colaboração de 42 mil voluntários em todo o mundo.

Criada em 1914, a instituição AFS nasceu quando jovens idealistas se recusaram a participar dos combates da Primeira Guerra Mundial, e entraram no campo de batalha como motoristas de ambulância para socorrer feridos, independente de sua nacionalidade e cultura.

Desde então, adotou a paz como um dos pilares da sua missão, que consiste em ampliar o acesso às competências interculturais necessárias para a formação de cidadãos globais que possam lidar com os desafios do mundo contemporâneo e contribuir para um mundo justo e pacífico.

Serviço

Bolsas do programa Global Citizens of Tomorrow – Parceria entre BP e AFS Intercultura Brasil: 3 bolsas de intercâmbio anual de high school para estudantes que moram no entorno das unidades industriais da BP Biocombustíveis (Edéia/GO, Indiara/GO, Acreúna/GO, Porteirão/GO, Turvelândia/GO, Itumbiara/GO, Cachoeira Dourada/GO, Ituiutaba/MG e Gurinhatã/MG).

Inscrições até 10 de fevereiro (meio dia): http://www.afs.org.br/global-citizens-bio-combustiveis/



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página