Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Professor do IFTM ministra palestra no Simpósio Internacional de Águas, Solos e Geotecnologias
Início do conteúdo da página
Notícias

Professor do IFTM ministra palestra no Simpósio Internacional de Águas, Solos e Geotecnologias

O evento foi realizado em Portugal

  • Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 26/05/2018 às 14:33
  • Última modificação 04/06/2018 às 14:55
À esquerda Dr . Carlos Valera, Prof. Dr. Rui Cortes, Magnífico Reitor António Augusto Fontaínhas Fernandes, Prof. Dr. Renato Farias do Valle Junior e Profa. Dra. Teresa Pissarra
À esquerda Dr . Carlos Valera, Prof. Dr. Rui Cortes, Magnífico Reitor António Augusto Fontaínhas Fernandes, Prof. Dr. Renato Farias do Valle Junior e Profa. Dra. Teresa Pissarra
Crédito: Equipe SASGEO

O professor do IFTM campus Uberaba Renato Farias do Valle Junior participou como palestrante convidado do II Simpósio Internacional de Águas, Solos e Geotecnologias (SASGEO), realizado em Vila Real, Portugal, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), de 17 a 18 de maio de 2018, abordando o tema “Uso do Sensoriamento Remoto como uma ferramenta de diagnóstico de pastagens degradadas no Brasil”.

Estiveram presentes também como Palestrantes no evento o  Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais Dr. Carlos Alberto Valera e pela UNESP/Jaboticabal a  professora doutora Teresa Cristina Tarlé Pissarra. 

O SASGEO representou  um importante evento que promoveu o encontro de profissionais das comunidades académico-científicas e de bolsistas de graduação e pós-graduação, cujos interesses se situaram nos  estudos ambientais e sua interação com as atividades agroflorestais.

Realizado pela primeira vez em Portugal, apoiou-se no Projeto Integrative Research in Environment, Agro-Chains and Technology (INTERACT), financiado através do Programa Norte2020, e enquadrado noCentro de Investigação em Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas (CITAB). Este projeto visa, precisamente, integrar múltiplos processos para a produção agroflorestal e zootécnica de modo que esteja condicionado pela sustentabilidade dos ecossistemas, o que implica a utilização de tecnologias ambientalmente amigáveis para a conservação dos recursos solo e água e também para a divulgação de geotecnologias associadas com o seu estudo.

Neste sentido, o II SASGEO mantém, tal como no encontro anterior ocorrido em Uberaba, no ano de 2015, o objetivo de contribuir para erradicação da fome e combater a desertificação, pelo que procura dar também especial atenção à restauração de ecossistemas degradados.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página