Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Atletas do projeto de extensão “IFTM Corrida de rua” participaram do Campeonato Brasileiro de Atletismo Adulto

Evento ocorreu no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, de 14 a 16 de setembro

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 21/09/2018 às 10:00
  • Última modificação 21/09/2018 às 10:13
Atletas do projeto de extensão “IFTM Corrida de rua” participaram do Campeonato Brasileiro de Atletismo Adulto em São Paulo
Crédito: Comitê Organizador do Campeonato Brasileiro de Atletismo Adulto

Atletas do projeto de extensão “IFTM Corrida de rua: sangue jovem no esporte”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Campina Verde participaram do Campeonato Brasileiro de Atletismo Adulto ocorrido de 14 a 16 de setembro no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro em São Paulo, organizado pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDDI).

Os atletas integraram a Equipe Minas Olímpica de Uberlândia, treinada pelo técnico Leandro Garcia, e conquistaram posições de destaque e também medalhas.

Lucas Santos Silva, conhecido como Lucão, participou das provas de salto em altura e 10.000 metros. Leandro de Jesus Santos esteve nas provas de salto em altura, 100 metros rasos, 200 metros rasos e Heptatlo, competição de atletismo composta por sete provas combinadas - corrida, salto e arremesso. Leandro conquistou medalha de prata na modalidade, demonstrando que tem tudo para fazer sucesso e ser um futuro grande campeão paralímpico.

Além disso, Leandro e Lucas participaram do revezamento 4 x 400 m com os atletas Welington Fernandes e Alex de Souza Rodrigues, dos Anjos dos Atletas Especiais (ADAE), da cidade de Ituiutaba, e conquistaram o 4º lugar.

Sobre o projeto

O projeto de extensão “IFTM Corrida de rua: sangue jovem no esporte” é realizado no IFTM Campus Campina Verde e foi idealizado pelo professor de informática Firmiano Alexandre dos Reis Silva, que é também o seu coordenador. Alunos, servidores e familiares se preparam e praticam corrida ao longo da semana. O projeto conta também com atletas com deficiências diversas.

A inclusão no IFTM

Desde sua criação, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro fundamenta suas práticas sob uma concepção inclusivista, oferecendo oportunidades educacionais a todos que, por alguma condição física, sensorial ou intelectual, encontram-se em condições de desigualdade na vida social. Para isso, o IFTM possui hoje uma estrutura composta por Núcleos de Atendimento aos Estudantes com Necessidades Específicas (NAPNEs) e Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs) em seus campi, além do Centro de Referência e da Assessoria de Ações Inclusivas, criadas recentemente para fortalecer ainda mais as políticas de inclusão da instituição.

O IFTM tem promovido inúmeras reflexões, discussões e práticas inclusivas através dos projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para a temática, como o realizado no Campus Campina Verde, e também de diversos eventos, envolvendo público interno e externo, para traçar estratégias de acessibilidade aos estudantes com deficiências e outras necessidades específicas.