Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Finalizada primeira edição do “IFTM Itinerante Internacional”

Finalizada primeira edição do “IFTM Itinerante Internacional”

Projeto promoveu integração entre Brasil e Colômbia

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 09/11/2018 às 14:00
  • Última modificação 09/11/2018 às 14:31
Primeira edição do “IFTM Itinerante Internacional”  - Integração entre Brasil e Colômbia
Primeira edição do “IFTM Itinerante Internacional” - Integração entre Brasil e Colômbia
Crédito: Equipe de Itinerantes

No período de 19 a 31 de outubro, um grupo de 11 alunos itinerantes trabalharam na Colômbia em parceria com a Universidade de Ibagué pelo projeto “IFTM Itinerante – Edição Internacional”. O grupo foi composto pelos estudantes Cristian Leonel Brito; Gabriel Ferreira Barcelos; Gabriel Rastrelo Borges; Juliana Pereira Alves; Matheus Aparecido Resende Ribeiro e Rosana Aline Ribeiro da Mota, todos do curso de graduação em Engenharia Agronômica; e Matheus Martins de Sousa e Mylene Rosa da Silva Ferreira, do curso Técnico em Agropecuária. Trabalharam sob a coordenação e supervisão dos professores Heliomar Baleeiro de Melo Júnior e Juvenal Caetano de Barcelos, do IFTM Campus Uberlândia, e do coordenador geral de Extensão Tecnológica, Lucas Arantes Pereira.

Os alunos realizaram diversas atividades de extensão e intercâmbio cultural nos municípios colombianos de Ambalema, Ibagué, Murillo e Planadas, pertencentes ao departamento de Tolima. Ações com crianças, jovens e adolescentes focadas na conscientização ambiental, em noções de manejo e conservação do solo e da água, em coleta seletiva de lixo e destinação adequada do lixo doméstico, entre outros, são alguns exemplos de atuação dos itinerantes.

Na cidade de Murillo, ainda foram visitados sítios turísticos e fábrica de lácteos (queijos, iogurte e manteiga) e trabalhadas noções de turismo ecológico sustentável. Também foram compartilhadas técnicas de tecelagem artesanal típica.

Em Ibagué, ocorreu intercâmbio cultural com produtores de leite e produtores de lácteos, visitação em áreas de cultivo de arroz irrigado em diferentes estádios fenológicos e em uma fábrica de rapadura artesanal, objetivando troca de informações, inclusive acerca de técnicas de produção. Além disso, foi realizada uma investigação de campo do turismo rural explorado na região.

Já em Planadas, aconteceu compartilhamento de técnicas de produção e processamento de café brasileiro e colombiano; visitação a campos de produção de cacau orgânico e posterior intervenção no que se refere ao manejo da cultura, tais como identificação de doenças, pragas, noções de tratos culturais e controle alternativo de pragas e doenças.

Os estudantes brasileiros tiveram apoio de extensionistas do projeto “Paz e Região”, que consiste em uma estratégia de fortalecimento da formação integral em que se articulam docência, pesquisa e projeção social mediante a participação de alunos em projetos interdisciplinares em diferentes municípios do departamento de Tolima. No projeto, os estudantes se mudam por um semestre para um município e são lotados em autarquias públicas, associações, cooperativas ou mesmo empresas conveniadas onde, sob supervisão de tutores da Universidade de Ibagué, desenvolvem plano de intervenção extensionista.

Para o Prof. Dr. Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira, pró-reitor de Extensão Tecnológica do IFTM, o “IFTM Itinerante Internacional é mais uma abordagem metodológica-pedagógica no sentido de melhorar a qualidade do perfil de formação de nossos alunos, futuros profissionais, possibilitando a eles vivenciar uma realidade em um país diferente, em uma cultura diferente, na qual eles terão que enfrentar situações e problemas diversos e, consequentemente, terão que aplicar seus conhecimentos e tomar decisões. O projeto ainda permite que os estudantes ampliem sua visão de mundo, sua visão de um contexto maior, globalizado. Formamos, desse modo, cidadãos não só brasileiros, mas sim cidadãos do mundo. ”

O Prof. Dr. Heliomar Baleeiro relatou sua alegria e orgulho de coordenar a primeira operação do “IFTM Itinerante Internacional”. Para ele, o projeto atingiu seus objetivos, proporcionando uma troca de experiências muito rica entre professores e alunos, tanto do Brasil quanto da Colômbia. “Tivemos condições de trabalhar com produtores rurais, mulheres, crianças e jovens, e exploramos a extensão rural naquilo que ela tem de mais valioso: trabalhamos na prática o exercício de estender ao próximo aquilo que se sabe. Essa vivência com certeza é um grande diferencial na formação de nossos alunos”. Finalizou agradecendo o incentivo e apoio dado pela pró-reitoria de Extensão Tecnológica do IFTM pela realização desse trabalho.

A aluna Juliana Pereira Alves, estudante do 10º período do curso de Engenharia Agronômica, falou sobre a incrível experiência que foi participar do “IFTM Itinerante Internacional”. “Nunca tinha vivido algo parecido e eu acho que é muito importante tanto para a minha vida profissional quanto pessoal. Estou conhecendo diferentes culturas, diferentes lugares e pessoas, diferentes modos de produção. Aprendemos a agir diante de dificuldades, inclusive com a língua. Foi muito enriquecedor”.

Os itinerantes já retornaram ao Brasil e serão homenageados pelo reitor do IFTM, Prof. Dr. Roberto Gil, no dia 12 de novembro no Campus Uberlândia.