Polo EMBRAPII

Polo de Inovação e Unidade EMBRAPII do IFTM receberam visita de consultor da empresa

O encontro ocorreu no dia 26 de abril para mostrar a infraestrutura e os projetos desenvolvidos na unidade, que fica localizada no IFTM Campus Uberaba
Publicado em 12/05/2022 11:00 Atualizado em 18/05/2023 22:59
Foto colorida tirada durante a visita do consultor da EMBRAPII ao Polo de Inovação e Unidade EMBRAPII do IFTM no Campus Uberaba. Da esq. para a dir.: Fernanda Jardim, Deborah Santesso Bonnas e Kleber Luis Wolf
Crédito: Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFTM

No dia 26 de abril, o Polo de Inovação e Unidade EMBRAPII do Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFTM) recebeu a visita de Kleber Luis Wolf, consultor da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), para conhecer a infraestrutura dos laboratórios da área e os projetos em andamento.

O consultor foi recebido por diversas autoridades do IFTM e do Polo: Deborah Santesso Bonnas, reitora; Carlos Antônio Alvarenga Gonçalves, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Substituto; Luís Fernando Santana, diretor-geral do IFTM Campus Uberaba; Fernanda Barbosa Borges Jardim, diretora-geral do Polo de Inovação; Hamilton César de Oliveira Charlo, coordenador de Prospecção do Pólo; Eduardo Jardel Veiga Gonçalves, coordenador de Planejamento e Negócios do Pólo; Karoline Maso dos Reis, gestora de Projetos e Financeira do Pólo; e Christiane Sousa Neves, gestora de Recursos Humanos do Pólo.

Segundo Fernanda Jardim, a visita foi bastante produtiva, “pois permitiu ao consultor da EMBRAPII conhecer os diversos laboratórios da área de competência do Polo, além de estruturas anexas como campo experimental e estufas agrícolas”, relatou Jardim.

Um dos momentos da visita contemplou a apresentação dos projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Polo de Inovação e Unidade EMBRAPII do IFTM, denominado Soluções Agroalimentares, em parceria com empresas. O primeiro projeto visitado foi o liderado pelo professor Robson Thomaz Thuler, em parceria com o Grupo Vitae Ruralvit Biotech, intitulado “Desenvolvimento de um inseticida biológico para o controle de lagartas de Spodoptera eridania”. Em seguida, foi mostrada a pesquisa “Desenvolvimento e avaliação da eficiência de fertilizantes à base de resíduo de rocha da produção de concreto betuminoso usinado a quente”, desenvolvida pelo professor Valdeci Orioli Júnior junto com a empresa Jasfalto. Por fim, o professor Hamilton César de Oliveira Charlo apresentou o projeto “Adaptação e validação da tecnologia de espectrômetros de infravermelho próximo (NIR) para avaliação do estado nutricional e qualidade de grãos de milho”, liderado por ele e com a colaboração da empresa IOTIC Consultoria e Tecnologias Agrícolas.

As apresentações dos projetos contaram ainda com a participação dos estudantes bolsistas do Polo, selecionados por meio de edital, que têm a oportunidade de participar de pesquisas aplicadas ao setor industrial, contando assim com um diferencial em suas formações curriculares.

Sobre o Polo de Inovação e Unidade EMBRAPII do IFTM Soluções Agroalimentares

O Polo de Inovação e Unidade EMBRAPII do IFTM Soluções Agroalimentares foi credenciado em novembro de 2020 por meio de edital e está instalado no IFTM Campus Uberaba. Possui como principal objetivo o fomento a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) junto às empresas do setor industrial.

Com a temática “Soluções Agroalimentares”, a unidade atua nos segmentos da agricultura (produção vegetal, irrigação, bioestimulantes, biofortificação, gerenciamento de recursos naturais, tecnologias da informação); agroquímicos (fertilizantes e defensivos agrícolas); geração de energia (biocombustíveis) e alimentício (compostos bioativos, aproveitamento de resíduos, embalagens sustentáveis, segurança alimentar, rastreabilidade). Até o momento, o IFTM tem uma carteira de projetos que chegam a 1,9 milhão de reais.

Outro objetivo da unidade envolve o treinamento de estudantes participantes dos projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais (soft skills). As soft skills permitem que, frente a situações-problema ou oportunidades, o profissional seja capaz de mobilizar adequadamente atitudes, comportamentos e esquemas mentais ajustados aos diferentes contextos. Alguns exemplos de soft skills são habilidades como liderança, trabalho em equipe, criatividade, empreendedorismo, entre outras.

Mais informações na página Polo EMBRAPII do IFTM.