Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Feira de Novos Produtos movimenta o IFTM Campus Uberaba

Feira de Novos Produtos movimenta o IFTM Campus Uberaba

Público pode degustar vários produtos saudáveis e inovadores

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 20/10/2016 às 13:25
  • Última modificação 20/10/2016 às 15:09
Degustação dos produtos durante a Feira
Crédito: Cláudia Vicente

Aconteceu na última segunda-feira, 17 de outubro, a 5ª edição da Feira de Novos Produtos, Processos e Serviços do IFTM Campus Uberaba. Ao todo foram expostos 29 produtos, sendo 11 lácteos, 11 de origem vegetal e 7 cárneos.

A Feira foi realizada no refeitório da Instituição das 14h às 19h e contou com a participação de estudantes dos cursos de Tecnologia em Alimentos, Engenharia Agronômica, Química e Zootecnia que desenvolveram produtos com a orientação de professores da área de alimentos.

No dia seguinte, 18 de outubro, foi realizada no setor da agroindústria a cerimônia de premiação, momento em que os produtos que foram melhor avaliados pelo comitê julgador foram anunciados. Na categoria cárneos, os três destaques ficaram para o nuggets suíno recheado, produção de quibe utilizando farinha de sorgo, malte de sorgo e malte de cevada e linguiça frescal de frango sem conservantes; enquanto que o pingo: not chocolate, ricota adicionada de semente de chia e queijo minas frescal enriquecido com moringa foram os vencedores dos produtos lácteos.

Em relação aos produtos de origem vegetal, doce de pé de moleque enriquecidos com semente de Moringa Oleifera Lam, massa de pizza sem glúten à base de farinha de batata doce e produção de pão de cerveja utilizando malte de cevada, farinha de sorgo e malte de sorgo foram os vencedores.

Como premiação os grupos responsáveis pelos produtos receberam R$ 300 pagos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e INovação. Após a premiação foi servido aos participantes um almoço como forma de confraternização.

Os produtos, em sua maioria, foram desenvolvidos durante as disciplinas de processamento de alimentos, em que foram realizados vários testes até que a formulação adequada fosse conseguida pelos estudantes.

A Feira ocorreu em duas etapas, na primeira os avaliadores receberam um resumo contendo a justificativa e descrição de cada produto, desta forma puderam avaliar o potencial mercadológico; empresarial; impacto social; potencial tecnológico e grau de inovação.

A segunda etapa foi realizada com a apresentação e degustação, momento em que os estudantes apresentaram seus produtos ao comitê julgador. O comitê avaliou os alunos quanto à desenvoltura, domínio dos conhecimentos inerentes à tecnologia do produto e características sensoriais.

A Feira de Novos Produtos é um evento tradicional no IFTM Campus Uberaba e acontece há 10 anos com o principal objetivo de desenvolver nos estudantes a capacidade de atuar no desenvolvimento de um novo produto, desde a concepção da ideia até chegar ao produto final.

.“Dessa forma, durante este processo, os estudantes lidam com diversos aspectos envolvidos no desenvolvimento de novos produtos, tais como custos de produção, viabilidade técnica e econômica, estudos de mercado, legislações, segurança alimentar, tecnologias de processamento, dentre outros”, explica o professor  Lucas Arantes Pereira, presidente da Feira.

“É sempre um enorme orgulho participar deste evento tão tradicional no Campus Uberaba. Ficamos muito satisfeitos ao ouvir diversos elogios dos avaliadores e demais visitantes da feira, sempre impressionados com a qualidade dos trabalhos apresentados. Além disso, é muito bom ver o empenho e dedicação de todos os estudantes, que sempre vestem a camisa e dão o melhor para que a feira aconteça e que seus produtos sejam apreciados e elogiados por todos”, complementa.