História Ensino Extensão Sustentabilidade Inovação Inclusão Capacitação Diário de Memórias Participe

Inclusão

A comunidade escolar do IFTM é marcada pela pluralidade. Seja entre os servidores e professores, ou entre os alunos, o Instituto promove a união de pessoas de origens diferentes, etnias diferentes, formações e histórias de vida diferentes. Por isso, a questão da inclusão é trabalhada de forma intensa nos campi da instituição.

O IFTM conta hoje com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi). Por meio desses dois núcleos, que têm representatividade nos campi do Instituto, são promovidos eventos de inclusão educacional próprios e em parceria com outras entidades.

O IFTM Campus Uberaba também conta com uma importante iniciativa na área de inclusão. Especialistas oferecem curso de extensão em Libras, que tem como finalidade o ensino da língua de sinais para os servidores do campus. Em 2018, também foi ofertado curso de escrita em braile.

No IFTM Campus Campina Verde o exemplo de inclusão vem do esporte. Por meio do projeto “IFTM Corrida de rua: sangue jovem no esporte”, cujo relato de experiência pode ser lido no Boletim Técnico IFTM, estudantes, servidores e familiares se preparam e praticam corrida ao longo da semana. O projeto conta com um público diverso, que inclui pessoas com deficiência.

Assista ao documentário “Movimento”, sobre a participação do grupo em um importante evento de corrida em 2018 e entenda como todos podem se beneficiar do esporte:

Os resultados da união entre inclusão e esporte já renderam medalha. Confira como foi a participação de estudantes do IFTM no Campeonato Brasileiro de Atletismo Adulto.