Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Ituiutaba > Últimas Notícias > IFTM Campus Ituiutaba e o Enem

IFTM Campus Ituiutaba e o Enem

Destacamos a importância da preparação para esse tipo de exame...

• Por IFTM Campus Ituiutaba
  • Publicado em 12/06/2015 às 16:22
  • Última modificação 12/06/2015 às 16:25
SAIBA MAIS - ENEM
Crédito: Comunicação Social IFTM Campus Ituiutaba

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998,  com o objetivo  inicial de avaliar o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao término da Educação Básica, buscando aferir desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania e contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade.

Em 2004, o Ministério da Educação (MEC) instituiu o Programa Universidade para Todos (ProUni) e vinculou a concessão de bolsas em Instituições Particulares de Ensino Superior à nota obtida no Enem. Em 2009, a prova do Enem se transformou na principal porta de acesso ao Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

A nota do Enem também é utilizada  em processos de permanência escolar, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Enem pode, ainda, ser aproveitado como certificação de conclusão do Ensino Médio, ou seja, pessoas com mais de 18 anos que pararam de estudar sem ter concluído esse nível de escolaridade podem utilizar a nota obtida no exame e conquistar seu certificado. Já os estudantes menores de 18 anos que não concluírem o Ensino Médio em 2015, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9394/96), não poderão utilizar os resultados para esse fim, apenas para avaliação de conhecimentos.

As informações obtidas a partir dos resultados do Enem são utilizadas para acompanhamento da qualidade do Ensino Médio no País, na implementação de políticas públicas, criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio, desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira e estabelecimento de critérios de acesso do participante a programas governamentais.

Diante da importância do Enem como ferramenta institucional/pessoal para diagnosticar questões relevantes, tendências e implicações pedagógicas, o IFTM Campus Ituiutaba realiza um simulado anual, nos moldes do Enem, para os alunos matriculados nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Destacamos a importância da preparação para esse tipo de exame, por meio do qual os alunos aprimoram suas habilidades e competências, além de compreenderem as oportunidades oferecidas pelo Enem.

by Comissão Permanente de Elaboração e Organização do Simulado