Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Patrocínio > Últimas Notícias > Alunos do Técnico em Administração fazem visitas técnicas em Patrocínio

Alunos do Técnico em Administração fazem visitas técnicas em Patrocínio

Alunos visitam cooperativas e unidade fabril no município

• Por IFTM Campus Patrocínio
  • Publicado em 16/06/2015 às 09:33
  • Última modificação 17/06/2015 às 09:06
Alunos do curso técnico em Administração em visita técnica à empresa PifPaf.
Crédito: Josele França e Braga

Alunos do 1º e 2º anos do Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio tiveram a oportunidade de visitar a Cooperativa Agro Pecuária de Patrocínio (Coopa) e a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), além da unidade fabril local da PifPaf Alimentos. A professora Josele França e Braga, organizadora das visitas e coordenadora do curso, afirma: “Acredito que o maior ganho (de vários) de participar de uma visita técnica é fazer surgir no aluno um senso comparativo crítico onde eles vivenciam na prática algo trabalhado anteriormente em sala de aula”.

A aluna Maria Luiza Queiroz Martins, do 1º ano do curso comenta sobre a Cooperativa Expocaccer: “A empresa foi super receptiva conosco! Achei muito interessante o fato de eles possuírem uma rede de incentivos aos funcionários para cursos de idiomas e cursos de graduação, voltados para o crescimento da empresa. Isso torna o funcionário cada vez mais capacitado e oferece motivação, tanto para o crescimento pessoal, como empresarial”.

As alunas Ana Karoliny Ferreira e Maísa Cecília Ferreira, ambas do 1° ano do curso relatam, respectivamente: “Durante as visitas técnicas realizadas à Expocaccer e à PifPaf, muitas foram as experiências positivas acrescentadas aos alunos que delas participaram como, por exemplo, a oportunidade de conhecer a estrutura organizacional e seu funcionamento, além da possibilidade de identificarmos uma diversidade de conceitos relacionados à administração anteriormente estudados em sala de aula, e a maneira que cada organização os colocam em prática”.

“Fui a todas as empresas (Coopa, Expocaccer e PifPaf) e gostei muito do que vi! Consecutivamente ver de perto, sair da sala de aula e constatar com a pratica é com certeza um privilégio e também um bom caminho para o ensino. Nas organizações visitadas tivemos um bom acolhimento, ótimas explicações e excelentes encaminhamentos, desde a parte administrativa até a parte da produção. Ressalto também algumas qualidades: a Coopa se preocupa muito com o produtor/associado e tem ótimos projetos para seu crescimento. A Expocaccer tem uma atenção muito grande com os seus funcionários, trabalhando com formas de reconhecimento. A PifPaf  apresentou um excelente procedimento de higienização. Percebemos que os funcionários trabalham na empresa porque realmente gostam de lá! Em todas as organizações tivemos um ótimo acolhimento e, sem dúvidas, estão no mercado não pelo nome, mas sim pela qualidade”.

A aluna Gabriella Louise Constantino Silva, do 1º ano do curso, acrescenta: “A visita foi muito relevante à aprendizagem de todos que participaram. Vi que a Coopa tem muita preocupação com o seu cooperado informando sobre o que acontece na cooperativa. Foram muito educados ao nos receber, em seu escritório onde tivemos uma palestra muito relevante com o presidente. Mostraram-nos algumas de suas lojas onde foi explicado no supermercado o modo e o porquê são distribuídos os alimentos, o depósito e também a loja agrícola onde nos foi explicado porque o balcão foi montado ao fundo e porque da distribuição das prateleiras meio tortinhas uma do lado da outra”.

Por fim, a professora Josele, em nome do IFTM Campus Patrocínio, agradece as empresas pela receptividade tão citada nos comentários das alunas e dizer que nossa instituição está de portas abertas à comunidade e as organizações em geral para futuras parcerias.