Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > Alunos do Meio Ambiente visitam Parque Marinho dos Abrolhos na Bahia

Alunos do Meio Ambiente visitam Parque Marinho dos Abrolhos na Bahia

A visita Técnica ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos na Bahia - PARNAM ABROLHO -ocorreu nos dias 29 a 03 de julho.

• Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 06/07/2015 às 08:11
  • Última modificação 06/07/2015 às 08:24
 Curso técnico em Meio Ambiente (3º D) eprofessores
Crédito: Arcênio Meneses da Silva

Alunos do Meio Ambiente visitam Parque Marinho dos Abrolhos na Bahia

A visita Técnica ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos na Bahia - PARNAM ABROLHOS, realizada nos dias 29 a 03 de julho de 2015, foi a culminância do Projeto Integrador das disciplinas de Avaliação de Impactos, Educação e Unidades de Conservação Ambiental, organizada pelos professores Arcênio Meneses, Paula Afonso e Rosana Silveira, como proposta de ação interdisciplinar no 3° ano do Curso Técnico de Meio Ambiente do IFTM – Campus Uberlândia. Os alunos já haviam visitado os parques Municipal Siquierolli e Estadual do Pau Furado. As visitas técnicas têm o objetivo de promover aos discentes a capacidade de articular de forma consciente suas ações de futuros profissionais e, também, funcionam como uma estratégia de avaliação do desempenho acadêmico integrado.

Os estudantes tiveram uma experiência com ambientes diferentes daqueles que estão acostumados aqui no Cerrado. Puderam vivenciar um contato direto com a fauna marinha observando o comportamento de Baleias Jubarte, Botos Rosa, Golfinhos, Tartarugas Marinhas, peixes diversos, além da fauna típica do arquipélago dos Abrolhos onde vivem várias espécies de aves como os Atobás e Fragatas.

A visita a uma reserva extrativista - RESEX CASSURUBÁ - no estuário do Rio Caravelas foi outro ponto alto dessa experiência. O contato com os ambientes de Manguezais, Restingas, Mata Atlântica e toda a riqueza da biodiversidade, que faz destes ambientes o “berçário da vida marinha”, contribuiu para entendermos as conexões do ambiente e a importância da preservação/conservação para sustentabilidade da vida planetária.

Arcênio Meneses da Silva

Coordenador co Curso técnico em Meio Ambiente