Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Polícia Ambiental recebe treinamento sobre fiscalização em propriedades rurais
Início do conteúdo da página
Notícias

Polícia Ambiental recebe treinamento sobre fiscalização em propriedades rurais

As atividades em parceria com a UFTM foram realizadas em 2 de setembro

  • Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 08/09/2016 às 10:26
  • Última modificação 08/09/2016 às 10:57
Atividade prática da Polícia Ambiental
Atividade prática da Polícia Ambiental
Crédito: Paula Aparecida de Melo Martins

Na última semana, 2 de setembro, membros da Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito participaram do treinamento “Meio ambiente, saneamento rural e segurança pública: Conceitos teórico e prático para procedimentos de fiscalização em propriedades rurais”, ministrados por servidores do IFTM Campus Uberaba e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

A atividade teve início às 8 horas com abertura feita pelo diretor-geral do campus Uberaba Rodrigo Afonso Leitão. Em seguida, foram aulas teóricas sobre “Construção, operação e manejo de fossas sépticas, composteiras, compostagens e biodigestor”, ministradas pelos professores Amilton Diniz e Magda Stella de Melo Martins, do IFTM e Ana Carolina Borella Marfil Anhê, Elcides Rodrigues da Silva e Vinícius Rocha da UFTM.

Logo após as explicações, os participantes partiram para as atividades práticas como a nas áreas de vereda adjacentes ao setor da suinocultura. À tarde foi ministrada mais uma aula teórica sobre “Caracterização da transição solo vereda/área de preservação permanente (APP) para solo comum”. O encerramento do treinamento ocorreu por volta das 16 horas.

Os policiais ambientais tiveram a oportunidade de visualizar o ponto de estabilização das composteiras, baias onde pequenos restos de animais sofrem processo de decomposição para em seguidas serem levados às leiras de compostagem; como são realizados os cálculos para dimensionar fossas sépticas; indicadores de um biodigestor bem manejado, restrições e perigos; prática no campo com o reconhecimento de um solo hidromórfico. Além de traçarem estratégias para padronização de suas posturas permitindo a análise de áreas de preservação permanente

Segunda Magda Stella, “as atividades teóricas funcionaram como indicadores das expectativas do público. Os participantes vieram com muitas indagações e dúvidas vivenciadas no campo, fato que possibilitou, de uma maneira prática, atingir o objetivo proposto que era que conduzir a um melhor entendimento acerca de procedimentos a serem desenvolvidos na zona rural, auxiliando assim, os integrantes da Policia Ambiental a realizarem fiscalizações”.

“Por fim, no encerramento, houve um retorno à sala de aula para esclarecimento de possíveis dúvidas, entrega de certificados e confraternização de encerramento, onde através de depoimentos, percebemos que o objetivo do projeto havia sido atingido”, contou Magda.

“A ideia de procurarmos o IFTM Campus Uberaba surgiu exatamente da necessidade de aumentarmos a capacidade técnica operacional dos nossos policiais militares para a fiscalização de meio ambiente e, desta forma, melhorarmos a nossa prestação de serviço para a garantia da preservação do meio ambiente e, consequentemente, asseguramos o bem estar da presente e futuras gerações”, declarou o 1º tenente Rivaldo Luciano Oliveira.

O treinamento foi realizado em parceria com Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG); o Núcleo Interinstitucional de Estudos Ambientais (NIEA); a UFTM e a Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito (PMMG).



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página