Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Solenidade marca abertura oficial do Conecta IF

Solenidade marca abertura oficial do Conecta IF

Evento da Rede Federal integra arte, ciência e tecnologia, e tem expectativa de receber em torno de 20 mil participantes

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 04/10/2016 às 16:46
  • Última modificação 04/10/2016 às 16:53
Conecta IF
Crédito: Divulgação

Os estudantes aficionados em tecnologia e inovação já têm encontro marcado nos próximos dias: o Conecta IF. O maior evento da área promovido pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica foi aberto oficialmente nesta segunda-feira, 3, no Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Além da solenidade, a abertura do evento contou com duas atividades inspiradoras para os participantes. Com nomes de peso da área, o público assistiu às palestras “Eu posso programar”, com a diretora de Filantropia da Microsoft na América Latina, Jennifer Brooks, e “Programar para transformar”, com o fundador da ONG Comitê de Democratização da Informática (CDI), Rodrigo Baggio.

“Esse é um encontro que, além de integrar arte, ciência e tecnologia, promove um encontro de gente”. Assim o reitor do IFB, Wilson Conciani, definiu a proposta do Conecta IF ao citar a vocação do evento como um espaço para vivenciar, na prática, a educação integral em um só lugar. Com a expectativa de receber mais de 20 mil participantes ao longo de toda a programação, o dirigente destacou a capacidade do evento de conectar pessoas em prol de um trabalho voltado para sociedade. “É dessas instituições que podem sair a solução para grandes problemas do nosso país, e a proposta do evento é justamente colocar em contato aqueles que desenvolvem essas soluções com a própria comunidade”, falou.

Lembrando a forte parceria entre as instituições federais e o setor produtivo, o diretor de Planejamento e Gestão da Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial (Embrapi), José Luis Gordon, ressaltou o papel desenvolvido pelos institutos dentro desse conjunto. “O grande insumo da inovação é a educação, e os institutos cumprem um papel muito importante na formação de pessoas capacitadas a promover essa inovação”, falou o diretor.

A formação de qualidade oferecida pelos institutos também integrou o discurso do deputado Izalci. “É nas empresas que acontece a inovação, mas ela só sai do papel a partir do conhecimento produzido dentro das universidades e institutos”, comentou. Segundo ele, os avanços da legislação sobre a educação profissional refletem o reconhecimento da sociedade frente às contribuições dadas por essas instituições.

Definindo o Conecta IF como um marco nas áreas da inovação e tecnologia, o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Marcelo Bender, relembrou a concepção do evento: “Quando o IFB levou ao Conif a proposta do Conecta IF, ainda não tínhamos a dimensão que ele tomaria, mas apostamos nessa proposta de conexão entre as instituições da Rede Federal e ficamos muito satisfeitos em ver a mobilização que se formou em torno desse projeto”, comemorou.

A programação do Conecta IF segue até sexta-feira (07), no Campus Samambaia, com uma intensa programação. No total, serão 19 eventos acontecendo simultaneamente. Compõem a programação palestras, oficinas, mostras,workshops, rodas de conversas, encontro de microempresas, exposições, protótipos de produtos desenvolvidos na instituição, arte, cultura, desafios, competições, feiras, exposições, resultados de pesquisas e muito mais.

Informações em: conectaif.ifb.edu.br.

Fonte: Núcleo de Comunicação Social  - Instituto Federal de Brasília (com adaptações)