Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Iniciadas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFTM Campus Uberaba

A SNCT acontece até a próxima quarta-feira, 19 de outubro

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 17/10/2016 às 17:34
  • Última modificação 17/10/2016 às 17:20
Abertura Oficial da SNCT 2016
Crédito: Cláudia Vicente

Teve início hoje, 17 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A solenidade de abertura aconteceu no auditório do campus Uberaba e, contou com a presença do professor Hamilton César de Oliveira Charlo, representante da direção geral e diretoria de ensino, pesquisa e extensão; Eduardo Bucsan Emrich, presidente da comissão organizadora da Semana; Berenice de Paula Amaral, coordenadora de pesquisa, pós-graduação e inovação substituta e José Lucas Venâncio de Brito, representante da coordenação geral de extensão.

A fala inicial ficou por conta de Eduardo Bucsan que destacou a importância da SNCT e o envolvimento do IFTM na produção de conhecimento, bem como sua inserção na comunidade devido à capilaridade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

O professor explicou o que é ciência e qual sua função na sociedade, além de enfatizar como a tecnologia na produção de alimentos pode ser essencial na erradicação da fome.

Charlo, responsável pela abertura oficial da semana, ratificou a fala de Bucsan ao comentar sobre a validade da semana e sua importância para a discussão de questões sobre distribuição, segurança e qualidade dos alimentos.

Após a abertura, foi ministrada a palestra “A importância da ciência na produção de alimentos”, com o doutor Roberto Kazuiko Zito, pesquisador da Embrapa Soja.

Até as 19 horas, a comunidade pode apreciar os produtos inovadores da Feira de Novos Produtos, a atividade mais tradicional da SNCT do campus Uberaba.

Além disso, ainda no período noturno, no auditório serão realizadas uma apresentação teatral com o grupo “Quimi-co”, formado por estudantes da Licenciatura em Química, dirigido pelo professor Roberto Ribeiro, palestras e exibição de filme.

As atividades seguem até quarta-feira, 19 de outubro, com palestras, minicursos, feira de profissões, Dia de Campo, etc. O destaque vai para a “Batalha de Pitches”, uma emocionante disputa em que os estudantes serão desafiados a criarem, em equipe, um modelo de Startup. Baseando-se em um modelo de Canvas, as equipes deverão apresentar para uma banca avaliadora a ideia desenvolvida por elas por meio de um Pitch (forma dinâmica de apresentação).

Toda a programação está disponível em um aplicativo criado, exclusivamente, para o evento