Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Estudantes do Ensino Médio de Uberlândia estreiam nos palcos do teatro

Estudantes do Ensino Médio de Uberlândia estreiam nos palcos do teatro

"ReAtalhos: memórias daquilo que somos feitos" será apresentada em três sessões, neste sábado e domingo, em Uberlândia.

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 16/11/2016 às 09:36
  • Última modificação 16/11/2016 às 09:42
Apresentações serão no Teatro Rondon Pacheco.
Crédito: Divulgação.

Próximo sábado, 19 de novembro, marca a estreia de 56 estudantes de Uberlândia nos palcos do teatro. “ReAtalhos: memórias daquilo que somos feitos” é um espetáculo cênico musical produzido e apresentado por estudantes do 2º ano dos cursos técnicos, integrados ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM Campus Uberlândia Centro. Sob direção do professor de Arte Dickson Duarte Pires, o espetáculo será apresentado em três sessões: sábado (às 19h) e domingo (às 17h e 19h), no Teatro Rondon Pacheco, em Uberlândia.

ReAtalhos é composto por narrativas de vida de pessoas e parentes próximos dos estudantes, que têm uma finalidade de contação de história. O material foi inteiramente autobiográfico, recolhido pelos próprios alunos através de entrevistas com parentes, como os avós que propiciaram histórias arrebatadoras, com dramas de casal até o verdadeiro significado do amor. Foram selecionadas as histórias mais interessantes e criados roteiros buscando sentimentos alegres e tristes, com fatos que marcaram as gerações.

“Nome ReAtalhos surgiu como uma maneira de representar a coleção e o agrupamento de pequenas memórias da infância e da juventude daquelas pessoas das quais os alunos resgataram as histórias. Sendo assim, o objetivo é formar um grande 'pano', um cenário particular no pensamento de cada espectador onde as cenas das histórias apresentadas levem o público a diversos flashbacks sobre as suas próprias histórias e os acontecimentos que vivenciaram no passado, fazendo com que cada um forme seu próprio cenário pela junção do resgate de retalhos de lembranças e emoções que constituem sua memória”, destaca o professor de Artes.

Em decorrência do nome do espetáculo, os figurinos e o cenário também foram construídos por retalhos de tecidos de diversas cores. Os figurinos, em especial, foram desenhados e desenvolvidos pelos próprios alunos, incluindo a escolha dos modelos por cada um. Estudantes/artistas entrarão no palco vestidos como bonecas de pano e bonecos de madeira, brinquedos muito comuns na infância de seus entrevistados. Cenário foi construído com grafites gravados em grandes placas de madeira com desenhos que representam cenas das histórias apresentadas no espetáculo, produzidos pelo grafiteiro Dequete durante oficinas com estudantes.

Espetáculo conta também com outras parcerias. Executada ao vivo, a trilha sonora relembra clássicos da música brasileira e conta com participação de uma formada por estudantes e professores do IFTM, músicos profissionais e convidados do IFTM Campus Uberaba, além de integrantes da OGN Periferarte que serão responsáveis pela execução das músicas, efeitos sonoros e percussão das cenas.

Inclusão

ReAtalhos visa acolher todos os públicos e a comunidade em sua totalidade. Por isso, incentiva a inclusão social ao proporcionar um evento que é livre para todos os públicos e será inteiramente traduzido de maneira simultânea na Língua de Sinas Brasileiras – Libras, por meio da presença da tradutora intérprete Kátia Souza. Nessa mesma perspectiva, evento também será acessível para cadeirantes.

Multidisciplinaridade

Ao longo de todo processo de execução, ReAtalhos conta com o apoio de um trabalho multidisciplinar desenvolvido por uma grande equipe formada pelos estudantes e servidores do Campus.

Orientados pelos professores, estudantes integraram conhecimentos conteúdo técnico específico dos cursos com produção do espetáculo. Estudantes do técnico em Administração colocam em prática estratégias de venda dos ingressos; criação de um press kit para a imprensa; divulgação do evento em redes sociais; planilhas de orçamento e captação de patrocínios.

Enquanto isso, estudantes de Computação Gráfica criaram as peças de divulgação, como cartazes, banners, camisetas, peças virtuais para divulgação nas mídias eletrônicas, além de fotos e vídeos dos ensaios e reuniões. A desenvoltura da escrita através da criação do roteiro foi feita por um grupo de estudantes da Computação Gráfica. Outro ponto reforçado foi trabalho em equipe, em tarefas que todos desenvolveram juntos como definição dos figurinos, do cenário e divulgação em geral do espetáculo.

ReAtalhos: memórias daquilo que somos feitos”

Sessões: dia 19 (sábado), às 19h / dia 20 (domingo), às 17h e às 19h

Local: Teatro Rondon Pacheco – Rua Santos Dumont 517, Centro, Uberlândia, MG

Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia), à venda com estudantes. Reservas pelo email reatalhos@gmail.com

Ingresso solidário: doe um litro de leite longa vida e pague meia-entrada. Toda arrecadação será destinadas às instituições de acolhem pessoas carentes.

Jornalista Rosiane Magalhães

jornalismo.udicentro@iftm.edu.br