Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Estudantes de Licenciatura em Química participaram do XXX Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química

O evento aconteceu em Uberlândia

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 29/11/2016 às 14:23
  • Última modificação 29/11/2016 às 14:33
Estudantes no XXX Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química
Crédito: Gislaine Fernandes

Nos dias 13 a 15 de novembro, aconteceu em Uberlândia, o XXX Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, maior evento científico da área de Química de Minas Gerais e um dos mais importantes do país.

Nessa oportunidade, foram realizados minicursos, palestras, apresentações de trabalhos e atividades culturais. Nove alunos e três professores do curso de Licenciatura em Química do IFTM Campus Uberaba participaram do evento, com apresentações de trabalhos nas modalidades pôster e comunicação oral, além da participação como avaliador de trabalhos.

A professora Gislaine Fernandes destaca que é “muito importante a participação dos alunos nos eventos científicos da área, pois possibilita a construção de conhecimentos através de outros mediadores, com uma interação muito forte com alunos e professores de diversas regiões do país”.  “A divulgação dos resultados de pesquisas realizadas no Campus mostra que o Curso de Química está empenhado na produção e divulgação de Ciência e Tecnologia", ressalta a professora.

Nos dizeres da estudante Poliana Ricci, do 2º período, "a experiência de ter participado do evento foi muito gratificante, principalmente o minicurso de compósitos, do qual tive a oportunidade de participar. Durante o minicurso foi apresentado um pouco sobre os polímeros, discutindo sua estrutura, o modo como são trabalhados e utilizados, sendo que a palestrante tentou ser o mais clara possível, de modo que todos compreendessem o tema. Acredito que estes eventos contribuem bastante para nossa formação profissional".

A estudante Gabriela Camara, também do 2º período, corrobora a importância do evento, dizendo que “o XXX Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química realizado na Universidade Federal de Uberlândia forneceu a integração de diversas áreas do conhecimento de química através de palestras, conferências, minicursos e apresentação de trabalhos, trazendo relatos e experiências fundamentais para a formação acadêmica. Além disso, o evento foi muito receptivo e hospitaleiro, proporcionando um leque de conhecimentos e debates sobre várias áreas de pesquisa da Química, criando oportunidades para que possamos desenvolver novos projetos futuros com a colaboração dos pesquisadores, para a produção de novos saberes”.

"O evento foi de extrema importância para minha formação acadêmica, trouxe inúmeras reflexões sobre o ensino de química e abriu os meus horizontes sobre o mundo das pesquisas. As palestras e o convívio com outros estudantes da área agregaram uma enorme vontade de fazer a diferença na minha futura profissão”, realça a estudante Diandra Barreto, do 6º período.