Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Jogos e Experimentos de matemática e física são realizados no IFTM Campus Uberaba

Participaram estudantes dos cursos técnico em Administração

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 14/12/2016 às 09:46
  • Última modificação 14/12/2016 às 10:02
Experimentos dos estudantes do curso técnico em Administração
Crédito: Patrícia Campos Ferreira

Estudantes do curso técnico em Administração dos primeiro e segundo períodos do IFTM Campus Uberaba participaram dos Jogos e Experimentos de Matemática e Física (JEMF) realizado no estacionamento da instituição no dia 1º de dezembro.

O projeto, desenvolvido durante os meses de outubro e novembro, teve sua culminância apresentada à comunidade interna e aos alunos do 9º ano da Escola Municipal Uberaba.

Montar kits experimentais e jogos de baixo custo com materiais recicláveis; motivar o interesse e o prazer de investigar; problematizar, experimentar e discutir temáticas na área de física e matemática; enfatizar a aprendizagem do conhecimento científico; desenvolver a pesquisa e o trabalho em equipe, estimulando e motivando os visitantes a estudar física e matemática foram os objetivos do Jogos.

“O intuito do trabalho com jogos matemáticos é proporcionar aos estudantes o desenvolvimento da criatividade; o espírito de competição “sadia”, uma vez que lidam com ganhos e perdas; possibilitar a interação social ao jogarem com seus pares; aprender tomar decisões e sentirem-se desafiados. Jogos educativos podem auxiliar no desenvolvimento de competências como o cálculo mental e o raciocínio lógico além de possibilitar que os estudantes percebam que a matemática pode ser muito divertida”, ressaltou a professora Sandra Lacerda Cardoso.

Para a professora Adriana Nogueira, “o ato de experimentar no ensino de física é de fundamental importância no processo ensino-aprendizagem. À ênfase por um ensino experimental, adicionam-se importantes contribuições da teoria da aprendizagem em busca da formação do conhecimento. Os alunos do segundo ano técnico em Administração construíram, com materiais simples e recicláveis seus próprios experimentos, usando conceitos previamente estudados em sala de aula e tiveram a oportunidade de interagir com a descoberta do fenômeno e demonstrar experimentalmente para todos os visitantes. Desta forma, aproximando teoria e prática de forma lúdica”.

Os JEMF foram propostos pelas professoras Sandra Lacerda e Adriana Nogueira.

Veja as fotos em nossa página.