Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Estudantes do Técnico em Administração visitam setor de arquivo do IFTM Campus Uberaba

"Os arquivos são fontes importantes para o conhecimento da trajetória institucional"

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 24/04/2017 às 17:08
  • Última modificação 24/04/2017 às 11:56
Estudantes em atividade prática no setor de protocolo
Crédito: Luciano Tiago Bernardo

No início deste mês, as turmas do 2° ano do Curso Técnico Integrado em Administração e do 3° período do Curso Técnico Em Administração Concomitante tiveram a oportunidade de conhecer os aspectos teóricos e práticos da Gestão de Documentos do IFTM.

Os alunos participaram da palestra: Desafios da Gestão dos Arquivos do IFTM, ministrada pelo servidor e técnico em arquivo do Campus Uberaba Juno Alexandre Vieira Carneiro e, em seguida, se dirigiram ao setor de arquivo para uma visita técnica. Na ocasião, foram apresentadas as técnicas que envolvem a gestão de documentos das atividades-meio e finalísticas, assim como os documentos que pertencem ao arquivo histórico da instituição, desde a criação da Escola de Economia Rural Doméstica, na década de 1950.

Para o professor Luciano Tiago Bernardo, responsável pela disciplina: Gestão da Informação, Documentação e Arquivística, “atividades com estas características, que envolvem profissionais que trabalham no dia-a-dia com a temática, são fundamentais para o aproveitamento da disciplina. Deste modo é possível demonstrar ao aluno, de forma prática, todo o conhecimento que é apresentado dentro da sala de aula, o que torna a aprendizagem muito mais efetiva. Certamente esta atividade terá prosseguimento com as próximas turmas dos cursos da área de gestão devido ao seu elevado grau de importância para a formação do aluno”.

De acordo com Juno Alexandre Vieira Carneiro, "a experiência com o curso Técnico de Administração iniciada no ano passado tem contribuído para estreitar os vínculos com a área de ensino, pois os alunos percebem os fundamentos e a aplicação prática da Gestão de Arquivos. Esses arquivos são fontes importantes para o conhecimento da trajetória institucional, além de conterem indícios da memória coletiva do IFTM”.