Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > 2nd English Day aborda uso de tecnologias em ambientes de aprendizagem

2nd English Day aborda uso de tecnologias em ambientes de aprendizagem

O próximo English Day será realizado em 2018

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 06/06/2017 às 12:44
  • Última modificação 06/06/2017 às 13:01

O IFTM Campus Uberaba realizou no último dia 31 de maio o II English Day - Technologies in English Language Teaching and Learning. Promovido pelo Centro de Idiomas (Cenid), o Núcleo de Estudos em Línguas e Linguagens (NELL) e o Grupo de Pesquisa em Discurso e Educação (GPDE/IFTM/CNPq), o evento contou com cerca de oitenta participantes, incluindo alunos e professores do Instituto, bem como professores da educação básica das redes municipal e estadual de ensino e participantes da comunidade em geral.

O evento, totalmente gratuito e cujo objetivo é fomentar debates de cunhos cultural, artístico, teórico e aplicado sobre a aprendizagem e o ensino de língua inglesa, trouxe, em um primeiro momento, reflexões sobre o uso da lousa. Apesar da aparente obviedade, muitos profissionais utilizam essa tecnologia de maneira inadequada. A atividade prática desenvolvida pelos participantes objetivou uma reflexão (consciente) sobre o uso dessa tecnologia de modo específico, e de qualquer outra tecnologia de modo geral.

Os participantes também contaram com uma palestra sobre aplicativos para o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Foi feita uma análise contrastiva do ensino de língua inglesa nos anos 1980-1990 em relação a aprendizagem contemporânea. Exemplos de aplicativos eficientes e com diferentes possibilidades de prática foram apresentados ao público.

Ademais, foram abordadas, também, questões de aprendizagem que envolvem a literatura e o livro didático pensando a exploração de diferentes habilidades. Ainda assim, novas tecnologias estão sendo adaptadas ao contexto educacional contemporâneo: o uso de impressoras 3D, a utilização de hologramas, atividades em realidade virtual, entre várias outras.

Segundo a Comissão Organizadora do evento, o 2nd English Day atingiu as expectativas e foi um sucesso. O próximo, o 3rd English Day, será realizado em Maio de 2018.