Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > IFTM promove gincana para comemorar o Dia do Estudante

IFTM promove gincana para comemorar o Dia do Estudante

Os estudantes participaram de diversas provas durante todo o período matutino

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 11/08/2017 às 18:01
  • Última modificação 15/08/2017 às 18:10
Prova realizada na gincana
Crédito: Diego Bernardes

Todos sabem que hoje, 11 de agosto, é comemorado o Dia do Estudante, entretanto, alguns não conhecem o significado da data que é comemorada no Brasil desde 1927.

A história começa 100 anos antes, em 1827 no Império do Brasil quando Dom Pedro I autorizou a criação de duas faculdades: a Faculdade de Direito de Olinda/PE e a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em São Paulo.

Antes do decreto imperial não existia faculdades no Brasil, aquele que tivesse interesse em fazer um curso superior tinha que viajar até a Europa e voltar para o país após formado.

Cem anos depois, em 1927, Celso Gand Ley sugeriu que no dia 11 de agosto, fosse instituído o Dia do Estudante. A partir da sugestão de Gand Ley, o Dia do Advogado e o Dia do Estudante são comemorados na mesma data.

Internacionalmente, o Dia do Estudante é comemorado em 17 de novembro. A data é referência à resistência estudantil à ocupação dos exércitos nazistas na antiga Tchecoslováquia, em 1939.

Então, para comemorar a data, o campus Uberaba do IFTM, por meio da Coordenação Geral de Apoio ao Estudante (CGAE) resolveu organizar uma gincana com a participção de estudantes do ensino médio/técnico dos cursos de Administração, Alimentos e Agropecuária.

A gincaca aconteceu das 7h30 às 11h40 na proximidiades do ginásio da Instituição.