Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Estudante da área de alimentos recebe premiação no 1º Concurso de Trabalhos Acadêmicos da ABCZ

O resultado foi divulgado durante a Expogenética

• Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 29/08/2017 às 12:15
  • Última modificação 01/09/2017 às 13:06
Estelamar e Gustavo apresentando o certificado de premiação
Crédito: Estelamar Teixeira

Gustavo Augusto Borges Teixeira, estudante do curso de Tecnologia em Alimentos do IFTM Campus Uberaba, foi premiado em terceiro lugar no 1º Concurso de Trabalhos Acadêmicos promovido pela ABCZ Jovem 2017 no dia 25 de agosto durante a Expogenética.

Orientado pelas professoras Estelamar Maria Borges Teixeira e Marlene Jerônimo, o trabalho do estudante teve como tema a “Utilização de leite Gir Leiteiro para fabricação de queijos prebióticos”. O resultado apresentado é parte do projeto de extensão “Mostra de queijos utilizando o Gir Leiteiro enriquecidos com fibras de moringa Oleifera Lam” cujo objetivo é a divulgação dos benefícios do uso do leite de Gir e das folhas de moringa na alimentação.

“A adição de fibras de farinha de folhas de moringa oleifera e o uso de leite de vacas Gir Leiteiro por produzirem leite com praticamente 100% de beta caseína A2, a proteína do leite que não causa alergia e intolerância. O leite dessas vacas contêm conservantes naturais, sendo considerado o leite com maior vida útil no mercado, já o processamento de queijos vem agregar propriedades nutricionais e funcionais gerando produtos diferenciados e de maior valor no mercado”, explica Estelamar.

O trabalho de Gustavo Teixeira foi inscrito no eixo temático “Crescimento Sustentável - Soluções para Produção de Carne e Leite”, cuja linha de pesquisa foi a “Utilização de raças zebuínas”.

Sobre o concurso

O 1º Concurso de Trabalhos Acadêmicos ABCZ Jovem 2017 tem como objetivos: promover a ampla divulgação das raças zebuínas, bem como a sustentabilidade, a produtividade e integração da atividade pecuária ao meio ambiente; promover o interesse científico e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação e pós-graduação; valorizar pesquisadores produtivos e contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e desenvolvimento.