Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Paracatu > Últimas Notícias > NEABI - IFTM Campus Paracatu realiza evento

NEABI - IFTM Campus Paracatu realiza evento

Debate envolveu alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

• Por IFTM Campus Paracatu
  • Publicado em 07/09/2017 às 20:47
  • Última modificação 07/09/2017 às 20:39
Alunos e Servidores presentes
Crédito: IFTM - Campus Paracatu

No dia 30 de agosto, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFTM - Campus Paracatu realizou um evento no auditório do campus envolvendo todos os alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Na ocasião foi exibido à comunidade discente o documentário produzido com o apoio da ONU por ocasião da Década Internacional de Afrodescendentes, “População Negra no Brasil: Desafios e avanços na sociedade em 2015”.

O documentário destacou a fundamental importância da população negra na constituição do nosso país desde o momento da imigração forçada até os dias atuais, pontuando as contribuições no campo da cultura que ajudaram a moldar aspectos da identidade do brasileiro. Além disso, ainda trouxe a importância de homens e mulheres como Machado de Assis, Abdias do Nascimento e Carolina de Jesus para o fortalecimento da história do Brasil. O documentário ressaltou as diversas dificuldades que a população negra ainda enfrenta em nossa sociedade. As ações afirmativas são componentes imprescindíveis para nossa sociedade, pois promovem uma reflexão sobre nossa humanidade. Na sequência, o professor de história Alexandre Gama vinculou as discussões elencadas pelo documentário com sua palestra “Reflexões sobre a resistência negra”. O professor e também membro do NEABI salientou os diversos campos possíveis da resistência utilizados pelos afrodescendentes, estivessem em condição escrava ou livre e a forma como esses personagens apresentados aos estudantes souberam inserir-se nesses campos, tais como, o estudo, a organização armada e as leis para se afirmarem socialmente e lutarem por direitos.

O NEABI tem a finalidade de implementar a Lei n° 11.645/2008, que institui a obrigatoriedade de incluir no currículo oficial da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, pautada na construção da cidadania por meio da valorização da  identidade étnico-racial, principalmente de negros, afrodescendentes e indígenas, objetivando  divulgar a influência e a importância da cultura negra, afrodescendente e indígena na formação do povo brasileiro e suas repercussões no âmbito do país, do estado, da região e do município.

O NEABI do IFTM - Campus Paracatu continuará promovendo outros eventos até a culminância das atividades em novembro, quando comemoramos e refletimos mais intensamente a Consciência Negra.

Débora Chaves de Lima

Tag: Ensino