Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico > Últimas Notícias > Alunos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico realizam Visitas Técnicas
Início do conteúdo da página
Notícias

Alunos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico realizam Visitas Técnicas

Atividades aconteceram nos meses de Agosto e Setembro

  • Por IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
  • Publicado em 20/09/2017 às 12:27
  • Última modificação 21/09/2017 às 08:06
Visita Técnica Usina Hidrelétrica
Visita Técnica Usina Hidrelétrica
Crédito: Thalita Mendes Resende

A realização de atividades extraclasse (trabalhos de campo) traz um enorme enriquecimento no conhecimento e no profissionalismo dos nossos alunos. Certos disso, foram propostas visitas técnicas, ao longo dos meses de agosto e setembro, aos alunos dos 2ºs e 3ºs Anos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus UPT, permitindo a aproximação do conteúdo teórico ao prático.

A professora Thalita Resende destaca a importância desta atividade: “Essas visitas são importantes, pois permitem ao discente aproximar o conhecimento teórico ao conteúdo prático, o que será útil em futuras atividades profissionais desses estudantes. Os conteúdos trabalhados em sala de aula contribuem para a formação do conhecimento, no entanto, em complementaridade a esse saber, se faz importante e necessária a aplicabilidade prática e técnica para o efetivo ensino-aprendizagem”, ressaltou. 

Agradecemos o envolvimento e a participação dos alunos. À prestatividade e disponibilidade daqueles que nos receberam na indústria Black & Decker, na Usina Hidrelétrica de Nova Ponte e no Acervo Arqueológico. Agradecemos também ao Corpo Diretivo do Campus UPT - IFTM pelo apoio e incentivo à realização de atividades práticas.

  • Visita à indústria Black & Decker (Uberaba)

Os alunos dos 2ºs Anos dos Cursos Técnicos Integrados em Eletrônica, Computação Gráfica e Manutenção e Suporte em Informática, acompanhados pela Profa. Dra. Thalita Resende, participaram de uma Visita Técnica à indústria Black & Decker (Uberaba) nos dias 04 e 18 de agosto, e 06 de setembro, respectivamente. A Black & Decker é uma empresa estadunidense de ferramentas elétricas e eletrodomésticos. Sua sede localiza-se em Towson, estado de Maryland. Foi fundada em 1910 por Samuel Duncan Black e Alonzo G. Decker como uma pequena loja em Baltimore, Maryland. Passados mais de 90 anos desde sua fundação, a empresa, com mais de 17 fábricas sediadas em diversos países, produz 550 produtos diferentes e mais de 2.600 tipos de acessórios. Hoje, com uma equipe de mais de 25.000 funcionários, a Black & Decker é líder no mercado de ferramentas elétricas. A Black & Decker veio para o Brasil em 1946, com a abertura de um escritório de vendas e depósito na cidade de São Paulo. Em 1972, graças ao franco desenvolvimento no mercado local, implementou sua primeira unidade fabril no país. Para aumentar a competitividade no Brasil e no mercado latino-americano, a Black & Decker decidiu transferir em 1996 o parque industrial de Santo André para Uberaba.

Na ocasião, os alunos, acompanhados pelos engenheiros Guilherme e Juliana, puderam conhecer a estrutura interna da indústria, o processo produtivo, a tecnologia empregada, sua função e importância no âmbito local, regional e nacional, o sistema organizacional, a logística e os fatores locacionais da indústria. Além disso, puderam apreciar a Política Ambiental, o Sistema de Gestão Ambiental adotado, além dos Programas e Projetos socioambientais realizados.

  • Visita à Usina Hidrelétrica de Nova Ponte e ao Acervo Arqueológico (Nova Ponte)

No dia 16 de agosto, os alunos dos 3ºs Anos do Curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática, frente aos conteúdos trabalhados na disciplina de Geografia (como fontes de energia e meio ambiente; a produção e o consumo de energia no Brasil; energia elétrica; hidreletricidade), puderam visitar a Usina Hidrelétrica de Nova Ponte e o Acervo Arqueológico, no município de Nova Ponte / MG.

A Usina Hidrelétrica de Nova Ponte iniciou sua construção no ano de 1987, entrando em operação no ano de 1994. A barragem tem um comprimento de 1.620m e uma altura de 142m. O volume do reservatório é de 12.792hm3. Possui 3 unidades geradoras, com potência instalada de 510MW.

A visita dos alunos foi acompanhada por uma equipe de profissionais da Usina: o engenheiro florestal, José Pedro Lucena (responsável por todo processo de licenciamento e construção, desde o projeto inicial), e os técnicos, Rodney Fernandes e Alison.

Na ocasião, os alunos conheceram a sala de controle e as instalações internas da Usina, entendendo o processo de geração de energia. E ainda puderam apreciar a barragem e o vertedouro, o que possibilitou uma ampliação do conhecimento acerca do processo de construção e funcionamento de uma usina hidrelétrica. Após a visita à Usina, os alunos conheceram o Acervo Arqueológico, que possui em sua exposição inúmeras peças e fósseis encontrados na região.

Confira mais fotos em nossa galeria.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página