Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico > Últimas Notícias > Alunos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico realizam Visitas Técnicas

Atividades aconteceram nos meses de Agosto e Setembro

• Por IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico
  • Publicado em 20/09/2017 às 12:27
  • Última modificação 21/09/2017 às 08:06
Visita Técnica Usina Hidrelétrica
Crédito: Thalita Mendes Resende

A realização de atividades extraclasse (trabalhos de campo) traz um enorme enriquecimento no conhecimento e no profissionalismo dos nossos alunos. Certos disso, foram propostas visitas técnicas, ao longo dos meses de agosto e setembro, aos alunos dos 2ºs e 3ºs Anos dos Cursos Técnicos Integrados do Campus UPT, permitindo a aproximação do conteúdo teórico ao prático.

A professora Thalita Resende destaca a importância desta atividade: “Essas visitas são importantes, pois permitem ao discente aproximar o conhecimento teórico ao conteúdo prático, o que será útil em futuras atividades profissionais desses estudantes. Os conteúdos trabalhados em sala de aula contribuem para a formação do conhecimento, no entanto, em complementaridade a esse saber, se faz importante e necessária a aplicabilidade prática e técnica para o efetivo ensino-aprendizagem”, ressaltou.

Agradecemos o envolvimento e a participação dos alunos. À prestatividade e disponibilidade daqueles que nos receberam na indústria Black & Decker, na Usina Hidrelétrica de Nova Ponte e no Acervo Arqueológico. Agradecemos também ao Corpo Diretivo do Campus UPT - IFTM pelo apoio e incentivo à realização de atividades práticas.

• Visita à indústria Black & Decker (Uberaba)

Os alunos dos 2ºs Anos dos Cursos Técnicos Integrados em Eletrônica, Computação Gráfica e Manutenção e Suporte em Informática, acompanhados pela Profa. Dra. Thalita Resende, participaram de uma Visita Técnica à indústria Black & Decker (Uberaba) nos dias 04 e 18 de agosto, e 06 de setembro, respectivamente. A Black & Decker é uma empresa estadunidense de ferramentas elétricas e eletrodomésticos. Sua sede localiza-se em Towson, estado de Maryland. Foi fundada em 1910 por Samuel Duncan Black e Alonzo G. Decker como uma pequena loja em Baltimore, Maryland. Passados mais de 90 anos desde sua fundação, a empresa, com mais de 17 fábricas sediadas em diversos países, produz 550 produtos diferentes e mais de 2.600 tipos de acessórios. Hoje, com uma equipe de mais de 25.000 funcionários, a Black & Decker é líder no mercado de ferramentas elétricas. A Black & Decker veio para o Brasil em 1946, com a abertura de um escritório de vendas e depósito na cidade de São Paulo. Em 1972, graças ao franco desenvolvimento no mercado local, implementou sua primeira unidade fabril no país. Para aumentar a competitividade no Brasil e no mercado latino-americano, a Black & Decker decidiu transferir em 1996 o parque industrial de Santo André para Uberaba.

Na ocasião, os alunos, acompanhados pelos engenheiros Guilherme e Juliana, puderam conhecer a estrutura interna da indústria, o processo produtivo, a tecnologia empregada, sua função e importância no âmbito local, regional e nacional, o sistema organizacional, a logística e os fatores locacionais da indústria. Além disso, puderam apreciar a Política Ambiental, o Sistema de Gestão Ambiental adotado, além dos Programas e Projetos socioambientais realizados.

• Visita à Usina Hidrelétrica de Nova Ponte e ao Acervo Arqueológico (Nova Ponte)

No dia 16 de agosto, os alunos dos 3ºs Anos do Curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática, frente aos conteúdos trabalhados na disciplina de Geografia (como fontes de energia e meio ambiente; a produção e o consumo de energia no Brasil; energia elétrica; hidreletricidade), puderam visitar a Usina Hidrelétrica de Nova Ponte e o Acervo Arqueológico, no município de Nova Ponte / MG.

A Usina Hidrelétrica de Nova Ponte iniciou sua construção no ano de 1987, entrando em operação no ano de 1994. A barragem tem um comprimento de 1.620m e uma altura de 142m. O volume do reservatório é de 12.792hm3. Possui 3 unidades geradoras, com potência instalada de 510MW.

A visita dos alunos foi acompanhada por uma equipe de profissionais da Usina: o engenheiro florestal, José Pedro Lucena (responsável por todo processo de licenciamento e construção, desde o projeto inicial), e os técnicos, Rodney Fernandes e Alison.

Na ocasião, os alunos conheceram a sala de controle e as instalações internas da Usina, entendendo o processo de geração de energia. E ainda puderam apreciar a barragem e o vertedouro, o que possibilitou uma ampliação do conhecimento acerca do processo de construção e funcionamento de uma usina hidrelétrica. Após a visita à Usina, os alunos conheceram o Acervo Arqueológico, que possui em sua exposição inúmeras peças e fósseis encontrados na região.

Confira mais fotos em nossa galeria.