Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Ituiutaba > Últimas Notícias > Campanha Setembro Amarelo IFTM Campus Ituiutaba
Início do conteúdo da página
Notícias

Campanha Setembro Amarelo IFTM Campus Ituiutaba

“Falar é a melhor solução”

  • Por IFTM Campus Ituiutaba
  • Publicado em 26/09/2017 às 09:53
  • Última modificação 26/09/2017 às 09:52
Campanha Setembro Amarelo
Campanha Setembro Amarelo
Crédito: Comissão de Qualidade de Vida do Servidor

Nesse mês de setembro, o IFTM Campus Ituiutaba, através da Comissão de Qualidade de Vida do Servidor (QualiVida) e da Coordenação de Apoio ao Estudante (CAE), em apoio a campanha "Setembro Amarelo", realizou diversas ações para a conscentização do problema que essa campanha trata: Prevenção ao Suicídio.

A campanha “Setembro Amarelo” iniciou suas atividades no Brasil em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 

Em 10 de setembro comemora-se o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A campanha tem o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre suicídio, um mal silencioso que atinge uma grande massa da população.

De acordo com os dados apresentados na página oficial da campanha Setembro Amarelo, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Quando se fala em tentativas, os dados são mais alarmantes, são 830 casos de tentativas de morte por dia, uma média de uma a cada dois minutos, segundo a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP), cujo tema é “Doe um minuto, mude uma vida”.

A Organização Mundial da Saúde aponta que 90% dos casos poderiam ser evitados se o tema fosse disseminado para a população. Por isso, a importância de divulgação em locais públicos e espaços de grande movimentação, para que alcance o maior número de pessoas possível. “Falar é a melhor solução”, esse é o tema da CVV desse ano. É preciso quebrar tabus e falar sobre o tema, conscientizar a população sobre os altos índices, principalmente de tentativas.
No site da CVV existe um canal de atendimento para aqueles que desejam falar sobre o tem.

Fotos IFTM Campus Ituiutaba



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página