Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Paracatu > Últimas Notícias > Professora do campus Paracatu publica capítulo em livro sobre língua espanhola nos Institutos Federais

A coletânea foi lançada no início deste semestre

• Por IFTM Campus Paracatu
  • Publicado em 26/09/2017 às 17:20
  • Última modificação 26/09/2017 às 17:07
O livro conta com 43 capítulos escritos por autores de diversas regiões do Brasil
Crédito: Divulgação

Tamara Aparecida Lourenço, professora de língua espanhola do campus Uberaba em parceria com Carolina Andrade Rodrigues da Cunha do campus Paracatu, escreveram um capítulo do livro “Ensino de Espanhol nos Institutos Federais: Cenário Nacional e Experiências didáticas”.

As professoras ressaltam a importância dessa publicação no cenário nacional, ao permitir conhecer a abrangência e o trabalho desenvolvido com a Língua Espanhola (LE) no âmbito das instituições da Rede Federal.

Com o título “A língua espanhola e o currículo integrada na educação profissional e tecnológica: del dicho al hecho”, o capítulo trata de reflexões sobre as políticas públicas de língua estrangeira; a peculiaridade de de cada curso para estabelecimento de objetivos realizáveis capazes de promover a construção cidadã e profissional do indivíduo; seleção de conteúdos que atendam à legislação educacional brasileira e ao cenário da língua espanhola, entre outros.

As professoras refletem sobre o ensino de espanhol no cenário da legislação escolar e, principalmente, no âmbito das políticas de ensino profissionalizante. As autoras defendem, em seu capítulo, uma prática pedagógica que articule a formação cidadã e a perspectiva intercultural-crítica na aula de espanhol.

“Ao depararmos com a realidade da LE, depois da aprovação da Lei da Reforma do Ensino Médio (Lei nº. 13.415/17), entendemos que essa publicação é um ‘sim’ para a importância da LE na formação do nosso aluno", afirma a professora Tamara Lourenço.

"Consideramos a obra um marco para a trajetória do ensino da Língua Espanhola (LE) nos Institutos Federais", ressalta Carolina Andrade.

Ensino de Espanhol nos Institutos Federais: Cenário Nacional e Experiências didáticas” reúne artigos que apresentam o histórico dessa língua e algumas práticas pedagógicas de docentes pertencentes à Rede Federal.

A obra foi organizada pelo professor Antonio Ferreira da Silva Júnior do CEFET - RJ.