Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > IFTM Campus Uberlândia participa com trabalhos no IX Congresso Mundial de Educação Ambiental
Início do conteúdo da página
Notícias

IFTM Campus Uberlândia participa com trabalhos no IX Congresso Mundial de Educação Ambiental

Aconteceu nos dias 9 a 15 de setembro

  • Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 02/10/2017 às 08:03
  • Última modificação 02/10/2017 às 10:54
IX Congresso Mundial de Educação Ambiental
IX Congresso Mundial de Educação Ambiental
Crédito: Profª Marília Cândida de Oliveira

As professoras Marília Cândida de Oliveira (Coordenadora) e Ângela Pereira da Silva Oliveira participaram do IX Congresso Mundial de Educação Ambiental, que aconteceu em Vancouver – Canadá, nos dias 9 a 15 de setembro.

Realizado pela WEEC- World Environmental Education Congress, que opera de acordo com a ONU e suas agências, este Congresso é fruto de ações realizadas após a Eco-92 (Rio de Janeiro). Atualmente, o evento ocorre a cada dois anos. Os anteriores foram em Portugal, Brasil, Itália, África do Sul, Canadá, Austrália, Marrocos e Suécia, respectivamente - o próximo será na Tailândia, conforme decisão do Comitê Técnico-científico.

Entre os participantes, o Congresso contou apenas com o IFTM- Campus Uberlândia como representante dentre os Institutos Federais brasileiros que se inscreveram. Os trabalhos apresentados foram resultado de programas institucionais – um de pesquisa e outro de extensão. O projeto de pesquisa Study of the Efficiency of Moringa oleífera in the Quality of the Water to the Irrigation in the Rural District Sobradinho - City of Uberlandia, MG. (Estudo da eficiência da Moringa oleífera na qualidade de água para irrigação no Bairro Rural Sobradinho – Município de Uberlândia – MG.) foi desenvolvido pela aluna do 3º Ano do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Meio Ambiente, Amanda Sousa Martins – bolsista do CNPq PIBIC EM. O trabalho de extensão Reuse of Radiographies for the Environment, Health and Citizens ‘Training’ (Reaproveitamento de radiografias em prol do meio ambiente, saúde e formação cidadã) foi desenvolvido pelos alunos Isabela Mendes da Silva - 3º Ano do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Agropecuária e João Otávio, aluno do curso de Engenharia Agronômica – bolsistas institucionais. Importante ressaltar a participação dos demais membros colaboradores e orientadores dos trabalhos, que atuam em áreas afins.

Tais trabalhos são de cunho técnico-científico sustentável e tiveram recepção favorável junto ao Congresso por terem formato interdisciplinar, funcional e de baixo custo, com resultados positivos, pois agregam valores nas áreas técnico-científica, ambiental e de transformação social. Representantes de países e universidades do mundo envolvidos no tratado internacional do Protocolo de Kyoto demonstraram grande interesse em celebrarem convênios com o Campus Uberlândia, dentre eles, Austrália, Espanha, Canadá, Inglaterra e Quênia e, no Brasil, a USP Leste de São Paulo.



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página