Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia > Últimas Notícias > IFTM Campus Uberlândia participa com trabalhos no IX Congresso Mundial de Educação Ambiental

Aconteceu nos dias 9 a 15 de setembro

• Por IFTM Campus Uberlândia
  • Publicado em 02/10/2017 às 08:03
  • Última modificação 02/10/2017 às 10:54
IX Congresso Mundial de Educação Ambiental
Crédito: Profª Marília Cândida de Oliveira

As professoras Marília Cândida de Oliveira (Coordenadora) e Ângela Pereira da Silva Oliveira participaram do IX Congresso Mundial de Educação Ambiental, que aconteceu em Vancouver – Canadá, nos dias 9 a 15 de setembro.

Realizado pela WEEC- World Environmental Education Congress, que opera de acordo com a ONU e suas agências, este Congresso é fruto de ações realizadas após a Eco-92 (Rio de Janeiro). Atualmente, o evento ocorre a cada dois anos. Os anteriores foram em Portugal, Brasil, Itália, África do Sul, Canadá, Austrália, Marrocos e Suécia, respectivamente - o próximo será na Tailândia, conforme decisão do Comitê Técnico-científico.

Entre os participantes, o Congresso contou apenas com o IFTM- Campus Uberlândia como representante dentre os Institutos Federais brasileiros que se inscreveram. Os trabalhos apresentados foram resultado de programas institucionais – um de pesquisa e outro de extensão. O projeto de pesquisa Study of the Efficiency of Moringa oleífera in the Quality of the Water to the Irrigation in the Rural District Sobradinho - City of Uberlandia, MG. (Estudo da eficiência da Moringa oleífera na qualidade de água para irrigação no Bairro Rural Sobradinho – Município de Uberlândia – MG.) foi desenvolvido pela aluna do 3º Ano do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Meio Ambiente, Amanda Sousa Martins – bolsista do CNPq PIBIC EM. O trabalho de extensão Reuse of Radiographies for the Environment, Health and Citizens ‘Training’ (Reaproveitamento de radiografias em prol do meio ambiente, saúde e formação cidadã) foi desenvolvido pelos alunos Isabela Mendes da Silva - 3º Ano do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Agropecuária e João Otávio, aluno do curso de Engenharia Agronômica – bolsistas institucionais. Importante ressaltar a participação dos demais membros colaboradores e orientadores dos trabalhos, que atuam em áreas afins.

Tais trabalhos são de cunho técnico-científico sustentável e tiveram recepção favorável junto ao Congresso por terem formato interdisciplinar, funcional e de baixo custo, com resultados positivos, pois agregam valores nas áreas técnico-científica, ambiental e de transformação social. Representantes de países e universidades do mundo envolvidos no tratado internacional do Protocolo de Kyoto demonstraram grande interesse em celebrarem convênios com o Campus Uberlândia, dentre eles, Austrália, Espanha, Canadá, Inglaterra e Quênia e, no Brasil, a USP Leste de São Paulo.