Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Começou a Reditec 2017

Começou a Reditec 2017

Solenidade de Abertura ocorreu no dia 20 de novembro. IFTM está presente em mais uma edição do evento

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 21/11/2017 às 11:02
  • Última modificação 22/11/2017 às 14:14
IFTM está presente em mais uma edição do evento
Crédito: IFPB

A capital paraibana é o centro das discussões sobre educação profissional brasileira até o dia 23 de novembro. É que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está sediando a 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017). O evento reúne cerca de 1.200 líderes, de todo o país, no Centro de Convenções de João Pessoa.

O principal tema da Reditec 2017 é “Educação Profissional: acesso, permanência e êxito”. O evento é composto de palestras e mesas-redondas com educadores de renome nacional, além de lançamentos de livro e reuniões para traçar parcerias internacionais. Todas as 41 instituições da Rede Federal estão participando, além de 23 convidados de organizações do exterior.

O reitor do IFPB, Nicácio Lopes, destaca que a temática envolve grandes problemas da Rede, que congrega 644 campi. Ele lembrou que quase 80% dos estudantes das instituições têm renda familiar girando em torno do salário mínimo ou menos e que debater a ampliação do acesso, combater a evasão e garantir o término de um curso com vistas à empregabilidade é o desafio que move os líderes dos 38 Institutos, dos dois Cefets e da Escola Pedro II.

A Reditec conta ainda com a Mostra de Experiências Exitosas nas áreas de Ensino, Pesquisa, Gestão, Extensão e Internacionalização. Foram enviadas 250 propostas e apenas 25 trabalhos foram aceitos. Na mostra, educadores apresentam iniciativas bem sucedidas desenvolvidas nas instituições da Rede.

A Reditec é realizada anualmente pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pela Setec/MEC. O presidente do Conif, o reitor do IFMA Roberto Brandão, fez a abertura oficial do evento, ao lado do reitor do IFPB, Nicácio Lopes, às 19h, do dia 20 de novembro.

A apresentação cultural da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste entreteu os participantes e a conferência inicial foi realizada pelo Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado, da Universidade Federal de Goiás. O grupo de estudantes artistas do Campus João Pessoa do IFPB, MP5 também de apresentou.

Os líderes da Rede se reúnem nos Fóruns temáticos de Planejamento, Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação, Relações Internacionais, Desenvolvimento Institucional e Educação no Campo. Reuniões com diretores gerais dos campi das cinco regiões do país são realizadas para traçar políticas.

Paralelamente, o IFPB realiza outros eventos, que podem ser apreciados pelo público presente à Reditec. São eles: o II Simpósio de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (Simpif), II Seminário de Inovação Tecnológica (Sintif), o II Encontro de Educação a Distância (EEAD), III Competição de Robótica, Mostra de Extensão e Cultura. É a oportunidade de a sociedade entrar em contato com a produção de professores, técnicos e estudantes.

O IFTM na Reditec

O IFTM teve trabalho aprovado para a Mostra de Experiências Exitosas da Reditec. Foram recebidas cerca de 250 propostas de todo o país para apresentação nas modalidades Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão e Internacionalização. A mostra é um evento da Reditec em que servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (não apenas gestores) podem compartilhar boas práticas que desenvolveram em suas instituições.

Dentre as cinco propostas selecionadas na modalidade extensão está o trabalho “A importância do trabalho junto a alunos egressos dos cursos do IFTM: Desafios e propostas,” dos autores Nísia Maria Teresa Salles, Liciane Mateus da Silva e do pró-reitor de Extensão Tecnológica do IFTM, Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira, que apresentará o trabalho na mostra.

Será lançado livro "Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica". O livro consta dados da Rede, com a participação dos Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, organizado por Ruberley Rodrigues de Souza.

Por fim, haverá o encerramento do Programa Líderes para o Futuro, capacitação promovida pela SETEC com o LH Martin Institute, instituição australiana internacionalmente reconhecida pelo treinamento de gestores e lideranças da Educação Profissional e Tecnológica – EPT, com a participação do reitor, dos pró-reitores, da Internacionalização e dos diretores gerais dos campi do IFTM. Ocorrerá a reunião do Fórum dos Pró-Reitores e Reunião Conif (Plenária).

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB [Adaptado]