Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberaba > Últimas Notícias > Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do campus Uberaba participa de encontro do “Coletivo Diálogo Permanente”
Início do conteúdo da página
Notícias

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do campus Uberaba participa de encontro do “Coletivo Diálogo Permanente”

O tema discutido foi cultura popular e patrimônio imaterial

  • Por IFTM Campus Uberaba
  • Publicado em 28/02/2018 às 14:41
  • Última modificação 28/02/2018 às 14:45
Palestra do presidente da FCU
Palestra do presidente da FCU
Crédito: Comunicação PMU

Na última sexta-feira, 23 de fevereiro, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), do campus Uberaba do IFTM participou do terceiro encontro do “Coletivo Diálogo Permanente”, na Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães, onde foi discutido o tema Cultura Popular e Patrimônio Imaterial.

Esta edição teve como palestrante o professor Antônio Carlos Marques, Presidente da Fundação Cultural de Uberaba, que destacou a importância do resgate e a manutenção da Cultura Popular entre a juventude e os mais velhos. "Temos muita sabedoria guardada dentro de casa e muitas vezes nem sabemos", afirma o professor.

Foram abordadas as principais manifestações culturais de Uberaba - Folia de Reis, Catira, Congada e Moçambique - e apresentadas iniciativas da Fundação Cultural no sentido de salvaguardar e difundir o patrimônio imaterial local.

O encontro tem o apoio da Fundação Cultural, por meio da Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial, além de parceiros, como a Chácara Ya Nia Beata de Yemonja, Sind-Ute, Sinpro, UFTM e Aafim Osumare.

O “Coletivo Diálogo Permanente” resultou da vontade de se criar um debate constante sobre variados assuntos. "A ideia é que seja feito o debate em vários espaços da cidade, não só pra falar sobre a intolerância religiosa, mas sobre todos os assuntos", explica Ya Bia Ty Osumare, uma das idealizadoras do coletivo, enfatizando que a iniciativa é aberta a todos que desejam falar de temáticas acerca da questão social.

O NEABI do campus Uberaba tem se comprometido com a realização de iniciativas com essas características e entende que o “Coletivo Diálogo Permanente” é uma ação que se alinha aos objetivos e finalidades do Núcleo, podendo resultar em parcerias futuras.

Com informações: Comunicação PMU/FCU



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página