Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para exame de proficiência em língua estrangeira começam no dia 6 de março

Teste é aberto para servidores e alunos do IFTM e também para interessados da comunidade externa

• Por IFTM Reitoria
  • Publicado em 05/03/2018 às 00:00
  • Última modificação 05/03/2018 às 16:31
Exame de Proficiência em Língua Estrangeira do IFTM - Prolif
Crédito: Divulgação

Começam na próxima terça-feira (06/03) as inscrições para o exame de proficiência em língua estrangeira (Língua Inglesa e Espanhola) oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). O exame de proficiência consiste em uma prova que tem como objetivo avaliar a capacidade de compreensão e interpretação na leitura de diferentes tipos de textos científicos. O Prolif, como é chamado, pode ser utilizado como comprovação de proficiência para inscrições em mestrados e doutorados, desde que o edital do processo seletivo preveja sua utilização.

As inscrições têm valor de R$49,90, podendo o candidato requerer isenção participando do Programa de Isenção da Taxa de Inscrição, conforme previsto em edital. Para se inscrever, os interessados devem acessar a página de testes de proficiência do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM (CENID/RI), munidos de CPF e RG. As inscrições ocorrerão das 12h do dia 6 de março às 23h59min do dia 4 de abril de 2018.

A prova será aplicada no dia 5 de maio em cinco campi do IFTM: Uberlândia Centro, Uberlândia, Uberaba, Avançado Uberaba Parque Tecnológico e Avançado Campina Verde, Patos de Minas e Ituiutaba O horário de aplicação, em todos os locais de prova, será das 9h às 11h.

O resultado final do exame está previsto para 22 de junho. Quinze dias após essa data, a certificação dos aprovados será emitida na mesma página onde foram feitas as inscrições.

O edital e mais informações podem ser conferidas na página de testes de proficiência do CENID/RI.

Sobre a prova

O exame de proficiência terá a duração mínima de uma hora e máxima de três horas. Serão atribuídos 100 pontos  ao exame e, para aprovação, o candidato precisa obter aproveitamento igual ou superior a 60 pontos.

O exame de proficiência é elaborado a partir de textos autênticos, extraídos de livros e periódicos disponíveis em bases eletrônicas ou em formato impresso disponível em bibliotecas. A prova contém cinco questões discursivas de acordo com as seguintes áreas do conhecimento: Engenharias e Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas e Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas, Artes e Ciências Humanas; e Letras e Lingüística. O interessado deve escolher, no momento da inscrição, apenas uma área de conhecimento para a realização do exame de proficiência.