Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Palestrante fala aos alunos do Marketing sobre a importância do inglês no mercado de trabalho

Profissional atuante, Mayara Silva Costa falou sobre sua experiência com o inglês no cotidiano

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 18/04/2018 às 00:00
  • Última modificação 18/04/2018 às 10:21
Mayara Silva Costa é analista de marketing em uma multinacional com sede em Uberlândia
Crédito: Guilherme Brasil

O domínio do inglês é uma exigência cada vez mais comum em empresas das mais diversas áreas, mas de que forma ele é cobrado no mercado? Essa era uma das perguntas a ser respondida no Ciclo de Debates promovido pela professora Gyzely Suely Lima para alunos que fazem a disciplina Inglês para a Comunicação Profissional, do curso de Tecnologia em Marketing, na manhã desta quarta-feira (18/04). A responsável pela resposta foi a analista de Marketing Mayara Silva Costa, que atua em uma multinacional indiana da área de fertilizantes, com sede em Uberlândia, e que trouxe um pouco da sua experiência cotidiana aos estudantes.

Durante a conversa, Mayara explicou sobre o seu dia a dia, as várias viagens que tem que fazer em função de sua ocupação profissional e a lida diária com superiores estrangeiros, o que exige que ela fale inglês cotidianamente. Ela destacou que é importante que os estudantes em formação conheçam esse contexto para que se preparem para as demandas do mercado.

“Apesar de estarmos no Brasil, utilizamos muito o inglês para falar com clientes ao redor do mundo e para ter oportunidades em empresas estrangeiras. O inglês é importante não só para quem está lá fora, viaja ou tem que fazer algum curso, mas também para o dia a dia das empresas. Dentro de muitas empresas há vários procedimentos e oportunidades que vêm de fora e este aluno vai se sair melhor se estiver preparado. Mesmo trabalhando no Brasil, eles precisam do inglês”, ressalta a analista.

A empresa de Mayara é de origem indiana e escolheu Uberlândia como sede. Além disso, há outra empresa da mesma área, também indiana, com sede na vizinha Uberaba. Com esses e outros exemplos, Mayara demonstrou que o inglês não será cobrado apenas em grandes centros, como São Paulo, mas também é necessário para os estudantes que pretendem desenvolver sua vida profissional em Uberlândia.

“Várias indústrias estrangeiras vêm para o Brasil em busca de mercado e mão de obra e a gente tem que estar preparado para receber essas indústrias e ser essa mão de obra qualificada. Aqui em Uberlândia, por exemplo, várias empresas internacionais que têm sede em São Paulo abrem filiais na cidade, pelo fato de Uberlândia ser um polo logístico e uma cidade industrial. Há muitas oportunidades aqui para quem domina o Inglês e a gente tem que estar preparado”, conclui Mayara.

Ciclo de debates

O Ciclo de Debates de Marketing e Capacitação Profissional traz profissionais atuantes para conversar com os alunos sobre diferentes aspectos da realidade de mercado. Desenvolvido em anos anteriores, as conversam objetivam enriquecer a experiência formativa e promover o encontro entre profissionais da área do Marketing e os estudantes de graduação.