Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Alunos do Campus Udicentro se preparam para participar de concurso de fotografias do exército

Dupla de extensionistas do Campus visitou o 36º Batalhão na última quinta-feira

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 14/05/2018 às 00:00
  • Última modificação 14/05/2018 às 17:12
Estudantes do IFTM acompanharam a rotina de exercícios dos cadetes e também conheceram estrutura do Batalhão
Crédito: Divulgação

Dois estudantes do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), tiveram uma experiência de aprendizado diferente na última quinta-feira (10/05). Eles visitaram o 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Uberlândia, como atividade preparatória para o edital 1ª Vivência em Fotografia, promovido pela unidade. O edital tem como tema justamente o Batalhão e na visita eles tiveram a chance de conhecer o local e as atividades desenvolvidas.

Durante a visita, a dupla de estudantes, Kaio Cerruti e Júlia Caroline, esteve ao lado de fotógrafos profissionais, que também participaram da visita. O objetivo do encontro era justamente oferecer aos participantes um momento para treinar o olhar, verificando situações e locais que podem vir a ser retratadas nas fotografias que concorrerem no edital.

Kaio e Júlia foram escolhidos para a atividade porque são bolsistas do projeto Etnografias do Olhar, coordenado pelo professor Dickson Duarte Pires. Durante o desenvolvimento do projeto em 2018, os estudantes vão fazer várias atividades na área de fotografia, mas Dickson destaca a importância de participar também de atividades para além dos muros do Campus.

“As atividades de extensão têm que criar um diálogo com a sociedade, por isso é importante que nossos alunos participem desse tipo de edital. A arte fomenta a criação dessas relações com o público e com outras instituições”, afirma.

Dickson também destacou a importância da visita ao Batalhão, como forma de preparo para o concurso e também para treinar o olhar sobre as ações do exército. “Foi um momento importante para que eles percebessem o que pode virar material para o concurso, eles acompanharam treinamentos físicos e bélicos e conheceram o Batalhão. Foi importante também para perceber essa disposição do exército em dialogar com a sociedade e conhecer os vários trabalhos que eles desenvolvem relacionados a causas sociais”.

Na ocasião, o professor também conheceu o trabalho cultural desenvolvido no Batalhão e está negociando para que a banda do Exército faça uma apresentação em um evento do Campus Uberlândia Centro.