Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Semana da Logística lota auditório com palestras e conversas com profissionais da área

Em dois dias de evento, alunos do curso de Logística tiveram a chance de conhecer sobre a realidade de mercado

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 07/06/2018 às 00:00
  • Última modificação 07/06/2018 às 09:44
Semana da Logística completou sua sexta edição este ano
Crédito: Guilherme Brasil

Os alunos do curso superior de Logística, do Campus Uberlândia Centro, tiveram a chance de trocar ideias interessantes com profissionais da área atuantes no mercado esta semana. Terminou na última quarta-feira (06/06) a VI Semana da Logística, que trouxe para o Campus palestras, mesas redondas, apresentação de experiências de empresas e um bate-papo com egressos do curso. Ao longo de dois dias de programação, os participantes do evento tiveram a chance de entender sobre temas como “Cadeia de Suprimentos” e “Integradores Logísticos”.

O palestrante José Vitorino Borges, diretor de Transportes da Supporte Logística, avalia como positiva a ponte entre mercado e curso superior. “Esse contato com a academia, que oxigena toda nossa cadeia logística, é importantíssimo. Eu, como profissional da área, aprendo a cada dia, com cada pergunta feita aqui. E para o aluno, o contato com profissionais mais experientes os motiva a seguir a profissão e eles têm a chance de tirar da gente informações práticas que no dia a dia do Instituto talvez eles não tenham”, afirma.

Outro ponto de destaque da programação foi a apresentação de trabalhos de funcionários da empresa BRF. Por meio de banners e cartazes expostos no hall do Campus, os profissionais apresentaram soluções utilizadas no dia a dia da empresa. É o caso da dupla Shinji Renato Gonçalves da Silva e Luiz Antônio da Silva, que atuam como separadores conferentes. Eles falaram sobre a simples iniciativa de criação de uma sala de triagem de produtos na unidade da BRF em Uberlândia, mas que deu muitos resultados.

Segundo os profissionais, antigamente descartavam-se caixas de produtos porque elas tinham problemas simples, como falta de identificação ou dano na caixa. Atualmente, faz-se uma triagem e verifica-se quais produtos têm qualidade e podem ser aproveitados, dessa forma o desperdício diminuiu drasticamente. “Houve uma economia muito grande, facilitou meu processo para o trabalho e resultou ainda em ganho de tempo e organização do trabalho”, afirma Shinji.

Encontro de egressos

No último dia de programação, quatro ex-alunos do curso de Tecnologia em Logística, do Campus Uberlândia Centro, compartilharam suas experiências no mercado de trabalho com os atuais estudantes do curso. Os participantes Luís André Cruzeiro, Nelson Valentim da Silva Filho, Laysa Mendes de Alencar e Gustavo de Almeida Andrade falaram sobre suas experiências no mercado de trabalho, enfatizando pontos importantes para um profissional de logística, como a faixa salarial dos profissionais da área, as oportunidades e novas tendências, além de suas experiências acadêmicas e profissionais. O quarteto também elogiou a qualidade de ensino que tiveram no IFTM.

Segundo o professor Danilo Custódio de Medeiros, um dos organizadores do Encontro, foi um momento interessante tanto para os egressos, quanto para os atuais alunos. “O mais importante que vejo é motivação para os atuais alunos continuarem os estudos, evitando a evasão dos cursos”, afirma.