Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Relato de espetáculo desenvolvido no Campus Uberlândia Centro em 2017 integra livro sobre estudos de atuação e encenação
Início do conteúdo da página
Notícias

Relato de espetáculo desenvolvido no Campus Uberlândia Centro em 2017 integra livro sobre estudos de atuação e encenação

Texto mostra como foi a construção da peça Reatalhos, produzida e encenada por alunos e professores do Campus

  • Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 25/06/2018 às 06:00
  • Última modificação 20/06/2018 às 10:15
Livro está disponível para empréstimo na biblioteca do Campus Udicentro
Livro está disponível para empréstimo na biblioteca do Campus Udicentro
Crédito: Guilherme Brasil IFTM/Udicentro

O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), ganhou espaço de destaque no livro “Artes da Cena: Estudos sobre atuação e encenação”, organizado pelo pós-doutor em Teatro, Narciso Telles. O livro traz treze estudos sobre práticas de atuação e encenação, elaborados por especialistas da área, com diversas abordagens. Entre eles, está o relato do professor Dickson Duarte Pires, sobre a produção do espetáculo “Reatalhos – Memórias daquilo que somos feitos: pedagogias do afetos”, criado no Campus Udicentro.

O “Reatalhos” é um espetáculo produzido e apresentado por estudantes do 2º ano dos cursos técnicos integrados do Campus Uberlândia Centro em 2017. Coordenado pelo professor Dickson, a peça buscou trabalhar narrativas de vida das pessoas e parentes próximos dos estudantes e o texto dramático foi construído a partir desse material autobiográfico, coletado em entrevistas. 

Dividida em 16 cenas, a produção envolveu oito professores, mais de 50 alunos, além de 12 pessoas da comunidade externa. Os envolvidos trabalharam desde a pesquisa para a montagem do texto dramático, passando pelo aspecto artístico para encenação da peça e criação do cenário, até questões administrativas para coordenação da logística da peça. A peça foi apresentada no Teatro Rondon, em Uberlândia, e assistida por mais de 1.400 pessoas.

No relato da experiência, feito no livro do professor Narciso, Dikcson Duarte narra toda experiência de construção do espetáculo, em seus diversos aspectos, aliando com uma análise acadêmica e conceitual do processo. No texto, o professor ressalta a importância das artes no contexto dos Institutos Federais.

“Pensar o papel do ensino das artes na recente história dos institutos federais, onde a tradição pedagógica está intimamente ligada à produção técnica e voltada, sobretudo, ao mundo funcional do trabalho e suas questões de ordem objetiva e prática”, afirma o professor, na página 60 do livro.

O livro está disponível na biblioteca do Campus Uberlândia Centro e o relato do espetáculo Reatalhos está disponível a partir da página 57 da obra. 



Assunto(s):
Fim do conteúdo da página