Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Campus Uberlândia Centro marca presença em reunião do Colégio de Dirigentes

Campus Uberlândia Centro marca presença em reunião do Colégio de Dirigentes

Em reunião do Colégio de Dirigentes do IFTM, foram discutidos temas como orçamento, extensão e internacionalização

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 28/08/2018 às 00:00
  • Última modificação 28/08/2018 às 17:01
Reunião ocorreu no dia 22 de agosto, com a presença do diretor geral do Campus Udicentro, Gustavo Prado
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) planeja as ações para o próximo ano e, na última reunião do Colégio de Dirigentes do Instituto, o diretor-geral do Campus Uberlândia Centro, Gustavo Prado, voltou com novidades sobre a unidade. Na reunião, realizada no último dia 22 de agosto, foram discutidas questões orçamentárias, de extensão, de internacionalização, entre outros tópicos. Na ocasião, foi apresentado, por exemplo, o orçamento do Instituto para o ano seguinte e está definido que o Campus Udicentro terá aumento de cerca de R$400 mil em relação ao que foi aplicado em 2018.

No orçamento, continua previsto o investimento considerável em capacitação dos servidores do Campus, assim como um aumento da verba destinada para Assistência Estudantil.

Também foi discutida a necessidade de reforçar ainda mais as políticas de contato com os alunos egressos, tornando-as mais contínuas e garantindo a presença desses alunos nos canais de comunicação institucional do IFTM.

A internacionalização ganhou destaque durante a reunião, pois o Instituto quer trabalhar ainda mais em parceria com instituições estrangeiras, além de receber mais alunos de outros países. A previsão é que, no ano que vem, pelo menos cinco estudantes façam cursos no IFTM, por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Estuda-se, por exemplo, oferecer um percentual fixo de vagas para alunos estrangeiros nos campi do IFTM.

Vale lembrar que cinco estrangeiros, de programas diversos, fazem cursos no Campus Udicentro atualmente. Duas alunas italianas e dois belgas nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e um aluno cabo-verdiano, que faz curso superior de Tecnologia em Marketing.

Esportes e hino do IFTM

A reunião serviu também para bater o martelo sobre a etapa institucional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) 2019. A princípio, a sede dos Jogos seria Patos de Minas, mas ficou definido que a competição acontecerá em Paracatu. A previsão é que a etapa regional aconteça entre os dias 09 e 13 de julho do ano que vem.

Por fim, vale ressaltar que estão em andamento as discussões para a criação de um hino para o IFTM. No colégio de dirigentes debateu-se a possibilidade de fazer um concurso cultural para a criação do hino, de modo a envolver vários campi e várias áreas de ensino.