Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Biblioteca do Udicentro torna mais fácil a emissão e pagamento de multas em atraso de livros

Interessado pode imprimir seu boleto para pagamento diretamente na internet

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 10/09/2018 às 06:00
  • Última modificação 06/09/2018 às 08:41
Usuário pode imprimir sua multa e quitar seus débitos sem ter de ir à biblioteca
Crédito: Guilherme Brasil - IFTM Udicentro

A Biblioteca do Campus Uberlândia Centro incrementou, no mês de agosto, o sistema para emissão e pagamento de multas para quem tem atraso na entrega de livros. Agora, o interessado pode verificar o seu débito e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento diretamente do Virtual-IF (Portal do Aluno).

Para tanto, o interessado deve entrar com seu login e senha na página do Virtual-IF (Portal do Aluno), acessar a aba “GNUTECA” e verificar a opção “Minhas Multas”. O sistema faz o cálculo automaticamente e dá a opção para que o usuário imprima a GRU para pagamento. A Guia de Recolhimento da União (GRU) é um dos documentos instituídos pelo Ministério da Fazenda para que o cidadão faça pagamentos a Órgãos Públicos Federais. O pagamento da Guia pode ser efetuado somente nas agências ou no autoatendimento do Banco do Brasil.

Após o pagamento, se o usuário quiser fazer novos empréstimos na biblioteca, basta apresentar o comprovante e sua situação estará regularizada. Se esperar um prazo de 48 horas, o sistema identifica o pagamento e regulariza a situação automaticamente. A baixa da multa ocorre via Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo  Federal (Siafi) dois  dias  úteis  após  o  pagamento com  o  sistema  em funcionamento,  ou  a  qualquer  momento,  com  a  apresentação  do  comprovante  nas Bibliotecas do IFTM.

Antes, o usuário podia imprimir a GRU no site, mas ele mesmo tinha que colocar o valor da multa referente aos dias de atraso. Com isso, era mais fácil que ocorresse algum erro no pagamento. Com o sistema automatizado, o valor da multa é calculado sem erro.

Entre os benefícios que a nova forma de pagamento traz aos usuários estão a agilidade, pois o interessado não precisa ir à biblioteca para verificar seu débito ou solicitar seu boleto, podendo, inclusive, imprimir sua GRU nos fins de semana. Além disso, a geração online evita erros no preenchimento da fatura e facilita, assim, a finalização do processo.