Você está aqui: Página inicial > IFTM Campus Uberlândia Centro > Últimas Notícias > Três equipes representam o Campus Udicentro na primeira fase da Maratona de Programação

Disputa acontece neste sábado, dia 15, em várias sedes espalhadas pelo Brasil

• Por IFTM Campus Uberlândia Centro
  • Publicado em 14/09/2018 às 14:00
  • Última modificação 14/09/2018 às 09:27

Crédito: Em Uberlândia, Maratona acontece na Faculdade UNA

No próximo sábado, dia 15, estudantes de todo Brasil estarão mobilizados para conseguir um bom resultado na primeira fase da XXIII Maratona de Programação, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação. Nesta fase, as disputas são realizadas em várias cidades brasileiras e Uberlândia é uma delas. O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), tem motivos para torcer, pois será representado na competição por três equipes de estudantes dos cursos superiores de cursos de Licenciatura em Computação e Sistemas para Internet.

A Maratona é voltada para alunos de instituições superiores tipicamente da área de computação e áreas afins. Cada time é composto por três alunos e, no máximo, um reserva, além de um professor que atua como técnico. Todos os alunos precisam estar regularmente matriculados na competição. As equipes do Campus Uberlândia Centro são coordenadas pelos professores Walteno Martins Parreira Júnior e Clarimundo Machado Moraes Júnior, além de terem contado com a colaboração dos professores Nélio Muniz Mendes Alves e Carlos Eduardo de Carvalho Dantas no treinamento.

A primeira fase ocorre simultaneamente em todas as sedes do Brasil, iniciando-se pontualmente às 14 horas. Em Uberlândia, a disputa acontece na Faculdade UNA. As equipes com as melhores notas se classificam para a final brasileira da Maratona, que acontece nos dias 09 e 10 de novembro, em Salvador. O regulamento completo da Maratona está disponível no link http://maratona.ime.usp.br/regras18.html.

Formato do concurso

Em cada uma das fases da Maratona de Programação os times recebem uma prova com diversos problemas que devem ser resolvidos durante cinco horas de competição. Para resolver os problemas, as equipes devem utilizar alguma das linguagens de programação disponíveis.

Durante o processo de resolução, os times têm à disposição um computador e todo o material escrito que desejarem. Entretanto, não podem fazer uso de material armazenado em meio digital ou ter acesso à Internet durante a competição.

Quando um time julgar que tem um programa que resolve um problema, ele pode submetê-lo à correção dos juízes, que compilam e executam este programa para uma bateria de testes desconhecida dos times. Um problema é considerado resolvido se, para todos os testes da bateria, ele devolve o resultado esperado pelos juízes.

Para cada submissão o time recebe uma resposta, que pode ser satisfatória (e o problema está resolvido pelo time) ou indica algum erro ocorrido, como: resposta errada, tempo de execução excedido, erro de execução, erro de compilação, etc. O time vencedor é aquele que resolve a maior quantidade de problemas nas 5 horas de competição.